sexta-feira, 16 de março de 2012

Qualidade técnica. Por Diogo Rodrigues Manassés

Vejam como qualidade técnica faz diferença: se nos classificamos para a segunda fase da Copa do Brasil, devemos agradecer a Guerrón (pela jogada), Paulo Baier (pela assistência) e Marcinho (pelo gol). Claro que não podemos tirar o mérito dos outros jogadores do time, além do goleiro do time maranhense, iluminado na partida de ontem. Qualidade técnica é indispensável. Esses três jogadores, apesar da idade (Guerrón nem tanto), são três dos melhores, do ponto de vista técnica. Quando foi preciso, como ontem contra aquele time maranhense, eles que fizeram a diferença. Temos bons valores jovens, que devem jogar (Harrison e Bruno Furlan são os melhores, além dos que já são realidade, como Manoel e Deivid). Mas o time precisa de reforços.

Sim, o adversário jogou seu “jogo da vida”. Mas era um time de série D e com folha salarial bem inferior. O time até podia não golear, mas o sofrimento foi preocupante.

O reforço mais urgente está sendo o centroavante, pois Morro lamentavelmente não jogou nada, Nieto é caneleiro e só sabe fazer gol de cabeça, e Bruno Mineiro serve apenas para ser reserva. O time até cria (porque tem bons jogadores no meio-de-campo, e até bons atacantes dos lados), mas finaliza mal (o que não é de hoje, não foi à toa que Renato Gaúcho, ano passado, fazia treinos de finalização com os jogadores). A única solução é contratar.

Festejemos a classificação. Mas que o sofrimento sirva de alerta que, apesar de estarmos no bom caminho, ainda é preciso melhorar.

Em tempo: JR errou ao ignorar o adversário, desconhecendo-o. E também errou ao enrolar o time antes da partida de ontem. Mas nada justifica as atitudes e o discurso do técnico adversário (que não merece ser citado, nem ele, nem o time de Sarney). Se JR foi prepotente ao ignorar o adversário, o outro técnico foi antiético ao avaliar negativamente o CAP, atacar o colega de profissão e retirar o mérito da equipe vencedora. Tanto faz, sempre será um técnico de quarta divisão, enquanto o nosso já foi da melhor Seleção das Américas. “Cada um no seu quadrado”. SRN.


Nenhum comentário: