quarta-feira, 3 de junho de 2009

Conheça a Baixada



A história do estádio do Atlético começa no início do século XX. Em 1914, Joaquim Américo Guimarães, então presidente do Internacional (clube que viria a dar origem ao Atlético), comandou a construção do estádio Baixada da Água Verde. O Atlético surgiu dez anos depois, herdou o patrimônio e batizou o estádio com nome do principal responsável por seu surgimento.
O antigo estádio, que foi preterido pelo CAP de 1987 e 1993, quando usou o Estádio do Pinheirão, passa por sua última grande reforma em 1994. Foram novas arquibancadas e de área de cadeiras sociais, demolidas junto com o restante três anos depois.

A construção da primeira fase da nova Arena durou um ano, seis meses e 20 dias. O canteiro de obra foi lançado em 1° de dezembro de 1997 e em 20 de junho de 1999 foi entregue o mais moderno Estádio da América Latina e do Brasil . O custo da construção foi de cerca de R$ 30 milhões.
Dentro da nova e da antiga Arena da Baixada, o Atlético conseguiu seus 22 Campeonatos Paranaenses, 1 Campeonato Brasileiro (2001), 1 Campeonato Brasileiro da Segunda Divisão (1995), entre outros .
Conclusão do Estádio
O Atlético divulgou o Projeto de Expansão do Arena, visando a Copa de 2014. Além da conclusão do setor de arquibancadas paralelo ao gramado, está prevista a remodelação da cobertura do estádio, melhoramentos quanto aos acessos e ao estacionamento.
O projeto prevê que a capacidade da Arena da Baixada passe dos atuais 30.000 torcedores para 41.375. A capacidade é um dos grandes empecilhos para o clube durante competições internacionais.
Primeira Etapa – Setor Brasílio Itiberê
O Estádio Joaquim Américo Guimarães em sua nova fase ou a nova arena da baixada, inaugurada em 24 de junho de 1999 com o jogo Atlético Paranaense 2x1 Cerro Porteño, mantem o projeto de ampliação e reestruturação para receber os jogos da Copa do Mundo de 2014.
O estádio, quando reconstruído em 1999, não pode obedecer o projeto original por completo, pois o espaço destinado a reta localizada no lado da Rua Brasílio Itiberê estava ocupado por uma escola. Após anos de uma disputa judicial e depois de aguardar a transferência da escola para um novo endereço, o clube pode dar sequência na finalização do projeto, agora com novas linhas e arquitetura para obedecer as solicitações recomendadas pela FIFA e assim poder receber jogos de uma copa do mundo.
No domingo, 23 de junho de 2009, data de aniversário de 50 anos do primeira partida de um time paranaense em uma competição nacional (Hercílio Luz 1 x 2 Atlético Parananaense) marcou também a conclusão da primeira fase deste pojeto ao entregar, ao seu torcedor, as cadeiras do “setor” Brasílio Itiberê.
Em estruturas pré-moldadas de concreto e acentos personalizados a obra finalizou o primeiro anel do estádio, podendo, agora, o clube contar com o apoio de novos 4.700 torcedores. A capacidade atual do estádio, após a entrega deste setor, é próximo dos 30.000 lugares.
A inauguração deste setor foi no jogo entre o furacão e o tricolor paulista, o São Paulo Futebo Clube, no campeonato brasileiro de 2009 com o resultado de 1x0 para o Furacão, gol de Paulo Baier.


Nenhum comentário: