sexta-feira, 1 de maio de 2009

Conheça a História do Atlético

CLUBE ATLÉTICO PARANAENSE
Fundado em 26/Março/1924 - Curitiba/PR
End.: Rua Petit Carneiro, 57.
CEP: 80240-050
Estádio: Joaquim Américo ( Arena da Baixada)capacidade:
O Clube Atlético Paranaense originou-se da fusão de dois tradicionais clubes de Curitiba - o América Foot-ball Club, até então com um titulo paranaense da fusão, que acabou, com o Paraná (America - Paraná) e do Internacional Foot-ball Club, o primeiro campeão estadual, em 1916.
» Tudo aconteceu no dia 26 de março de 1924, na Rua XV, no prédio 416, com a presença de Arcésio Guimarães (Internacional), Joaquim Narciso Azevedo (América), e mais sete pessoas que fundam o Clube e, em ata, tomam as primeiras deliberações, entre as quais definem o uniforme, que será vermelho e preto com listras horizontais, adotando as cores dos uniformes do América (vermelho) e do Internacional (preto e branco com listras verticais).
» No dia 20 de abril do mesmo ano, o rubro-negro faz sua estréia do uniforme em sua primeira partida oficial, pelo Torneioo Inicio. O adversário ???.... O seu eterno rival, Cortiba. E venceu pelo placar de 2 x 0.
» Duas semanas antes, vestindo a camisa do Internacional, o Atlético vence o Universal por 4 x 2, em partida amistosa, a primeira de sua história.
» 1929 e 1930, o Atlético ficou 18 jogos sem perder, conquistando o único titulo de "Bi-Campeão invicto" do Estado do Paraná.
» Em 1929, o rubro-negro venceu nove jogos com dois empates.
» Em 1930, o bi veio com seis vitórias e um empate.
» O Atlético foi o primeiro clube do estado a realizar jogos no exterior, em 1949 o clube foi ao Paraguai, onde disputou três partidas: Atletico 1 x 5 Olimpia, 3 x 6 Cerro Porteño e vence por 4 x 1 o Nacional.
» Ainda em 1949, O Atlético montou um dos times mais espetaculares de sua história. Formado pelos velhos craques, como Caju Jackson e Cireno, reforçado por jogadores importados de outros estados e do ex-alviverde Neno, o Rubro-Negro passa como um "furacão" sobre todos os adversários, aplicando goleadas em quase todos os jogos e conquistando o campeonato três rodadas antes do fim.
» O time, que ficaria conhecido como "Furacão", disputou doze jogos no campeonato, venceu onze e só foi derrotado na última rodada, pelo Ferroviário, quando já havia conquistado o título por antecipação. Seu ataque marcou 49 gols, em 12 jogos, numa média de 4,08 gols por partida, mantendo inclusive, a media contra seu arqui-rival, vencendo por 5 x 1 e 3 x 2.
» Sua torcida é considerada uma das mais fanáticas da Região Sul.
» O Atlético se tornou um dos clubes mais populares do Brasil com a conquista do Brasileirão de 2001. Firmando-se como uma das grandes forças do futebol do Brasil, repetindo ano a ano grandes campanhas. Foi vice em 2004, perdendo o titulo, nas últimas rodadas e ainda o vice campeonato da Libertadores de 2005, que coroou assim, o Atletico dos Paranaenses.

Um comentário:

Milene Szaikowski disse...

Cadu,faltou colocar que nosso primeiro título foi em 1925.