sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Sulamericana. Por Diogo Rodrigues Manassés

Já vi comentaristas, como Fernando Lisboa (que, digo de antemão, muito respeito e admiro), afirmar que times como o Atlético (e Coxa) nem deveriam conseguir vaga na Sulamericana, com elencos como os dos últimos anos, já que esta competição só gera dor de cabeça, não dando grande vantagem.
Discordo. Realmente, é uma preocupação a mais (sendo no estilo “mata-mata”, cada jogo é uma final), mas considero um ganho. Infelizmente nosso Atlético não conseguiu este ano, mas, convenhamos, também não teve time que merecesse.
Dou motivos para demonstrar que a (Copa Nissan) Sulamericana é uma boa opção. Antes de tudo, dá dinheiro à medida que o time avança. Se o time não avança, não ganha dinheiro (como ocorreu este ano). Ainda assim, vale a pena tentar, afinal, é possível enfrentar o time mais fraco e avançar. O Coxa, este ano, teve sorte assim na Copa do Brasil (cujo funcionamento é bem semelhante à Sulamericana): foi enfrentando times pequenos e vencendo, mas, por óbvio, quando enfrentou o primeiro time grande, perdeu. Além disso, inevitavelmente, o nome fica conhecido externamente. O Furacão é um nome reconhecido pela América do Sul.
Numa campanha dividida, os times ficam mais desgastados, a atenção fica dividida, e a lógica é deixar o Brasileirão de lado (logicamente, se este se encontra no começo; se no final, depende a situação), mesmo que momentaneamente. Esse é um grande perigo, mas a Sulamericana acaba sendo uma aposta e, como toda aposta, tem chance de dar certo. Ou não.
Até que ponto vale a pena nela investir? Na minha visão, quando se tem um time de qualidade e competitivo, vale muito a pena na competição apostar. Caso contrário (como neste ano, diga-se de passagem), não vejo motivos para dividir a atenção.
Ano que vem não participaremos. A diretoria promete um time competitivo (gostaria de acreditar que é verdade, mas não consigo). Se for, Sulamericana vai ser pouco. No mínimo um título? Pronto, Copa do Brasil (que também depende de sorte, é claro). Se o mínimo é um título, Sulamericana será obrigação, assim como o paranaense. Vamos ver o que nos espera.

Um comentário:

Ricardo disse...

Diogo, gostei do seu pensamento!!! Concordo com tudo o que vc escreveu
Abraço
Ricardo