domingo, 25 de agosto de 2013

Furacão detona o lider e entra no G4

De um lado, o Atlético tentando ingressar no G4; do outro, o Botafogo buscando a liderança. Ambos com oito jogos de invencibilidade e que precisavam da vitória para atingirem os objetivos. E o que se pôde ver no início da partida na Vila Capanema foi um duelo bastante movimentado e equilibrado. A primeira finalização saiu dos pés de Ederson, que girou fora da área e bateu rasteiro para a defesa de Jefferson aos oito minutos.
Se o Furacão iniciou com um pouco mais de presença no ataque, aos poucos o Fogão foi revertendo a situação com o adiantamento do seu posicionamento. Apesar disso – e de apostar em cruzamentos na área -, a maioria dos avanços terminou com a defesa atleticana. Na melhor das oportunidades, em uma cobrança de escanteio, Dória cabeceou e Luiz Alberto cortou já próximo à risca do gol.
Após um momento de domínio carioca, o Atlético voltou a se impor em campo. Sempre em velocidade, mesmo com o desfalque do atacante Marcelo, a equipe da casa voltou a levar perigo ao goleiro Jefferson. Primeiro, João Paulo arriscou um chute de longe e a bola passou próxima ao travessão; depois, Dellatorre acertou a rede pelo lado de fora.
Disposto a ir para o intervalo pelo menos com a vantagem mínima, o Furacão seguiu agredindo pelas pontas e de forma veloz nos últimos minutos. E as pontadas ainda renderam uma grande chance do placar ser aberto. Aos 43, Ederson cabeceou e Jefferson defendeu; na sequência, Dellatorre finalizou da entrada da área e a bola balançou o barbante, mas pelo lado de fora – parte da torcida chegou a comemorar o gol. O marcador, no entanto, não saiu do zero.
Furacão é eficiente nos contra-ataques e Ederson decide: marca dois e coloca o time no G4
Sem mudanças para a segunda etapa, o Atlético também não mudou a forma ofensiva de jogar. Desta vez, no entanto, resultou em gol. Ainda no primeiro minuto, Dellatorre fez grande jogada pela direita e tocou para Ederson, que finalizou em gol; Jefferson ainda encostou na bola e Delaltorre só a protegeu até cruzar a risca, para a festa da torcida rubro-negra.
Ao invés de tranquilizar, o gol pareceu ter deixado os jogadores atleticanos ansiosos, gerando vários erros. O Botafogo tentou aproveitar e foi para cima em busca de um empate rápido. Mas o que funcionou foi o contragolpe do Furacão – e a dupla de ataque em sintonia. Aos 11 minutos, Dellatorre avançou em velocidade pela esquerda e achou Ederson, que só tirou de Jefferson com um toque para ampliar o placar na Vila.
Com mais um gol na conta, o Fogão se viu obrigado a jogar todo no ataque se quisesse retornar à ponta da tabela. Apesar de pressionar, o time carioca não conseguiu quebrar a barreira criada pelo sistema defensivo rubro-negro. Bem lá atrás, o Atlético também se arriscou na frente. E em mais um contra-ataque rápido pela lateral, Ederson ficou muito perto de marcar o terceiro, o “hat-trick”, desviando já caído para fora.
Na reta final do jogo, o que chamou a atenção foram os ânimos exaltados. Aos 40, depois de uma disputa de bola entre Weverton e Vitinho, uma confusão se instaurou no gramado. A arbitragem foi dura e expulsou Pedro Botelho e Vitinho. Com a bola rolando, o Atlético segurou o 2 a 0 no placar e garantiu os três pontos, aumentando a sequência invicta para nove jogos e ingressando no G4 do Brasileirão pela primeira vez.
FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO 2 X 0 BOTAFOGO
Local: Estádio Durival Britto e Silva, em Curitiba (PR).
Data: 25 de agosto de 2013, domingo.
Horário: 18h30.
Atlético: Weverton; Jonas (Juninho), Manoel, Luiz Alberto e Pedro Botelho; Bruno Silva, João Paulo, Everton e Paulo Baier (Marco Antônio); Ederson e Dellatorre (Willian Rocha).
Técnico: Vagner Mancini.
Botafogo: Jefferson, Gilberto (Edilson), Bolívar, Dória e Lima; Marcelo Mattos (Alex), Gabriel, Lodeiro e Seedorf; Vitinho e Rafael Marques (Elias).
Técnico: Oswaldo de Oliveira.
Público pagante: 12.124 pessoas.
Público total: 13.202 pessoas.
Renda: R$ 186.490,00.
Cartões amarelos: Luiz Alberto, Manoel (CAP). Bolívar, Edilson, Jefferson (BOT).
Cartões vermelhos: Pedro Botelho (CAP). Vitinho (BOT).
Gols: Ederson (CAP), a um e aos 11 minutos do segundo tempo.

Nenhum comentário: