sexta-feira, 18 de maio de 2012

Requisitos para um time campeão. Por Diogo Rodrigues Manassés

Não existe uma fórmula “matemágica” para se montar um time campeão. Não há um segredo, porque não é algo objetivo. Antes de tudo, é relativo: campeão é aquele que é melhor que os adversários (ou que recebe mais ajuda da arbitragem, mas, vamos nos ater aos campeões com mérito). Nos requisitos que mencionarem, precisa ser o melhor.

De início, precisa ter um bom elenco. Não basta um bom time titular (isso é fundamental, claro), é preciso ter reposições que não prejudiquem o grupo. Até porque campeonatos costumam ser longos, e lesões não são raras. O CAP? Não tem.

O bom elenco precisa de uma boa preparação física. Os jogadores precisam “ter pernas” para aguentar os 90 minutos. O CAP? Não tem. A preparação está extremamente deficitária, mesmo com os jovens. O time morre no segundo tempo. Com Riva isso não acontecia.

O bom elenco também precisa ser moldado em um bom esquema tático, gerido por um bom treinador. Isso é bastante relativo, mas, do meu ponto de vista, já sabem: JR é ótimo, erra como qualquer ser humano, vai errar ainda mais, mas estamos muito bem de treinador. Esse, a meu ver, nunca foi o problema.

O bom elenco precisa, por fim, de uma preparação psicológica – principalmente, mas não só, no que se refere à vontade de vencer (“raça”). Não sei se o Atlético conta, no momento, com um psicólogo para o time, mas alguns jogadores precisam – Guerrón é ótimo exemplo.

Os aspectos técnico, físico, tático e psicológico, a meu ver, se bem geridos, formam um time campeão – ao menos se superiores aos adversários. Se o objetivo é jogar a série B para ser campeão, atitudes precisam ser tomadas. Precisamos de reforços e precisamos de uma preparação física mais eficaz, urgentemente. Para ontem – ou melhor, antes de ontem.

Em tempo: contra o Palmeiras, perdemos em virtude da má preparação física. Eles correram mais que nós. Vontade traz isso, mas não basta. O que faltou não foi raça. SRN.


Nenhum comentário: