sexta-feira, 20 de abril de 2012

Só acaba quando termina. Por Diogo Rodrigues Manassés


Neste domingo a cidade de Curitiba para em prol do acontecimento mais importante (do ponto de vista futebolístico) de todo o Estado do Paraná: um Atletiba (de número 350). O clássico poderá decidir o returno, mas não o campeonato.
Se o rival vencer, hipótese menos provável (apesar de jogar em casa com exclusivamente seus torcedores, o time “alvinegro” não joga bom futebol, ao contrário do rubro-negro), ganha o returno e faremos duas finais. Sem afobação nem desespero, se essa hipótese se concretizar, resta apenas ao time maior vontade e melhor aproveitamento para conseguir o título do Campeonato Paranaense.
Se houver empate, a decisão do returno fica para a última rodada – ficaríamos reféns de uma combinação de resultados. A única hipótese de sermos campeões, nesse caso, seria vitória nossa e derrota deles. Precisaríamos vencer. Se eles empatassem, venceriam o returno, por terem uma vitória a mais – este é o primeiro critério de desempate.
Com vitória do Furacão, resta a última rodada. Vencendo, o Furacão é campeão paranaense. Empatando ou perdendo, depende dos resultados do rival.
O importante é perceber que o campeonato não será decidido no domingo. O que não significa que o clássico não será decisivo. O time verde-preto-e-branco pode ser campeão do returno, forçando a final, nós podemos encaminhar o título geral, mas não garantir. Teremos um ou três jogos pela frente, após o Atletiba. Ou seja, o campeonato não acabará nesse fim de semana. Um revés seria ruim, mas não seria fatal. Uma vitória seria ótima, mas não seria o final. Confio na vitória dos comandados de JR Carrasco. SRN.

Nenhum comentário: