sexta-feira, 2 de março de 2012

Campeão com asteriscos. Por Diogo Rodrigues Manassés

O Clube Atlético Paranaense é o campeão do primeiro turno do Campeonato Paranaense de 2012.

Primeiro asterisco: turno não é campeonato, não há campeão. Mas há taça, há comemoração e há prêmio (vaga para a grande final).

Segundo asterisco: só conseguiu na última rodada. Mas foi líder boa parte do turno e, no fim, foi o time de campanha mais eficiente.

Terceiro asterisco: não foi invicto. Invencibilidade é muito menos título do que campeão de turno.

Quarto asterisco: não conseguiu vencer os adversários mais difíceis. Mas vencer os mais fáceis acabou sendo o diferencial.

Foi o time que mais venceu, fez a melhor campanha, teve a melhor defesa e um ataque “suficiente”. Futebol aceitável e com resultado.

Sim, é preocupante a equipe não conseguir vencer desafios mais difíceis. Isso só mostra a carência técnica de que falei na semana passada – tanto do time titular como do elenco como um todo (qualquer desfalque acaba se tornando uma dificuldade imensa). Reforços, urgentemente!

Mas ser campeão de um turno, em um ano que tinha tudo para ser negro, é um ótimo começo. Há tempos o torcedor não podia comemorar algo a não ser uma simples vitória. Para quem quer ser campeão mundial em 10 anos, ser campeão de um turno em 2 meses é o início necessário.

Em tempo: perder mal contra o Londrina pode ter um lado positivo. Seriedade, humildade e dedicação são fundamentais para um título. Além, é claro, de um elenco. Aguardaremos por tudo isso. SRN.


Nenhum comentário: