sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Vai começar o Paranaense. Por Diogo Rodrigues Manassés

O Campeonato Paranaense é notoriamente ruim. Fraquíssimo tecnicamente, uma perda de tempo e de dinheiro. Pior, existe o risco da contusão de um jogador importante (como ocorreu com o Maestro no ano passado). Ainda assim, é um campeonato que deve ser jogado e, principalmente, vencido. E com vitória sobre o rival de cor verde (os dois outros times da capital não merecem o status de rival).
É evidente que, tecnicamente, o Furacão acaba sendo favorito. Mas técnica não ganha um campeonato. Ganha um jogo contra um adversário extremamente fraco (como um 10x0 contra um time amador...), mas não contra um de qualidade não tão baixa. É preciso mais que isso. É necessário um esquema tático favorável, sede de vitória dos jogadores e união da torcida (aliás, que 2011 não seja mais um ano de atrito entre TOF e Ultras).
Qualquer atleticano trocaria vinte estaduais por um nacional. Mas é um título que entra para a história e faz o ano iniciar bem (ao menos vitorioso). Contudo, não serve de parâmetro para competições de nível nacional (ou internacional). Serve como treino e como noção básica do time. É no paranaense que saberemos o provável time titular.Para um título além do paranaense, na minha visão, o time ainda precisa de reforços. Mas esse campeonato é um início. Cabe a nós, torcedores, apoiar nosso Furacão, da primeira à última rodada. Nosso querido clube começa mais uma competição, tendo o dever de chegar ao máximo (título). E é nosso dever apoiar. Mesmo nessa competição fraquíssima. Domingo a torcida atleticana que estiver em Curitiba tem o dever de comparecer à Arena. Eu estarei lá, e você?


Nenhum comentário: