sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Fora Sérgio Soares!. Por Diogo Rodrigues Manassés

Esta extensa coluna é dedicada ao técnico Sérgio Soares (SS), que, lamentavelmente, não conseguiu ser minimamente adequado para o Clube Atlético Paranaense. SS entrou com desconfiança, mudou o bom time e era, evidentemente, uma aposta (sou contra apostas no comando técnico). Critico-o desde o início do seu trabalho no Furacão. Agora a torcida e a crônica é praticamente unânime ao afirmar que “ele não serve para o Atlético”. Os 63% que aprovaram a renovação do contrato estavam equivocados. Digo mais: acompanho a crônica esportiva paranaense na TV e na internet, não tenho dúvidas, portanto, ao afirmar que estou sendo o crítico mais incisivo do trabalho de SS no CAP – já há muito tempo. Digo “fora SS”.
Taticamente, o time de SS é ridículo. Uma baderna, um bando. Um time começa pela defesa, sempre (ele quis começar com o ataque). O posicionamento defensivo é ruim, comprometendo o resto do time. Colocar o Maestro como segundo volante é um erro crasso. O time não tem esquema tático, não tem padrão de jogo. As jogadas são no abafa. As vitórias, graças ao abismo técnico individual dos jogadores. A formação sequer será a utilizada em jogos mais difíceis (apenas um volante de ofício)! As peças possuem qualidade, mas SS apenas distribui as camisas, não coloca os jogadores nos posicionamento correto. Branquinho é inútil. Madson e Guerrón estão mal colocados. O meio é infrutífero, apesar de ter jogadores de qualidade.
No psicológico o time está tão mal quanto na tática. João Carlos nota a insegurança dos outros defensores, fica inseguro também. Falta uma conversa do treinador. Manoel, Guerrón e Alê, se contra o Operário já se irritam facilmente, imagine em um ATLEtiba. Os jogadores são inseguros, intranquilos... pior: não respeitam o treinador (vide caso Diniz)!!! Não possuem ambição, garra, são indiferentes. Precisam de um técnico disciplinador, um verdadeiro comandante – o que SS absolutamente não é.
Além disso, SS nunca assume a responsabilidade. Sempre apresenta desculpas. Mesmo nas vitórias o time joga mal. SS se contradiz, como no caso de Baier segundo volante (afirmando após um jogo e negando no outro). Para ele, “o inferno são os outros”, a culpa é que o time não tem um segundo volante. Mentira. O time tem potencial. Os bons técnicos provam desde o começo sua qualidade, ele NUNCA teve uma ideia brilhante, suas atitudes foram básicas ou ruins no comando. É previsível. Ruim.

A grande questão é que quase um mês se passou e o time joga um futebol de quinta categoria. Ano passado o grande erro foi manter Niheues, agora vão manter SS até quando? Sua imperícia ímpar é evidente. Dia 20 de fevereiro jogamos contra o rival, dia 23 contra o Rio Branco (AC), pela Copa do Brasil (agradeço ao amigo Edu por me recordar as datas). Se o técnico for SS, arriscamos perder dois campeonatos em apenas 4 dias. Sem contar o tempo já perdido da pré-temporada. Não podemos permanecer com um comandante que notoriamente não faz um bom trabalho.
Por fim, sejamos práticos: como resolver? Contratar quem? Suponho que contratarão um técnico desempregado. Estão no mercado: Lopes (impossível com essa diretoria), Leão (disciplinador, mas indisciplinado, seria melhor que Soares), Vadão (retranqueiro, não sei se seria uma boa, mas também é melhor do que o que está), Silas (pessoalmente não gosto, mas seria uma das melhores opções) e Ricardo Gomes (de longe, o melhor, mas creio que não pagariam). Ricardo Gomes, Silas, Leão e Vadão. Nenhum deles é pior do que SS. Até porque é difícil...
Respeito SS e o bom trabalho no Santo André, mas aqui foi péssimo.Espero que a coluna da semana que vem seja de boas vindas para o novo técnico. Para o bem do Clube Atlético Paranaense.


4 comentários:

Guilherme disse...

tem mais coisas intra muros do ct do caju acontecendo, e nao podem passar desapercebidas, o fato de carlinhos neves ter assumido a supervisao da preparação fisica do atletico, so me preocupa ja que estara muito compromissado com a seleção, em varias competiçoes que aqui começam, o time vem se rastejando em campo, manoel e rafael santos sempre rapidos e ale que vi em outros times jogar mal andam em campo, ate agora os unicos que vi correndo foi paulo baier, e lucas que nao teve ferias vinha jogando no japao e deu continuidade aqui, falta comando ao SS sim assim como acontecia com nihues tecnicos muito novos para medalhoes e o respeitarem coisas que transpassam aos mais novos, por fim precisamos fazer uma limpa em nosso elenco e deixar somente os utilizaveis, pra dai sim trazer jogadores que possam vestir a camisa, e por fim aguardo do espaço atletico se possivel saber a situação do clayton que em meus comentario reitero que é muito dinheiro para nao jogar

Diogo disse...

Mais um técnico desempregado: PC Gusmão foi demitido do Vasco. Depois de Ricardo Gomes, a melhor opção. Ótimo técnico.

Anônimo disse...

esta correto ! mas queria saber a opiniões dos atleticanos qual tecnico q mais organizou o cap nos ultimos tempos! carpegiane ? e olha quem é melhor SS ou PC gusmão ?

@GiulianoAlmeida disse...

Bom,

Eu sei que voce vai dizer que eu era um que apoiava o SS, assim como sei que você torceu pelo fracasso do mesmo...

Mas entretanto, eu acredito que ele já deu o que tinha que dar... em 2011 ele desfigurou o nosso time, não temos mais nenhuma jogada boa, nada... absolutamente, não existe técnico no CAP hoje.

Entretanto, existem tantas outras coisas que você não faz idéia... mas domingo, se empatarmos e até se ganharmos com as calças nas mãos, ele será demitido. Grave aí.

Mas concordo que ele esta sendo burro, acreditar em Manoel, Branquinho, Ivan Gonzalez e agora em Fransérgio, está de brincadeira com a torcida Atleticana, dos 4, dois não servem nem pra jogar nos #TuiteirosdaBaixada, como Ivan e Fransergio, e os outros dois, um pode dar um caldo ainda, pegando uns bancos, no caso Branquinho, mas o Manoel tem que sf, por mim ele não vestiria mais a camisa do CAP.

Portanto, seguindo o seu raciocinio, quem escala o time é o técnico, escalando qualquer um dos quatro acima, ela assina o atestado de burrice na minha opinião, além de claro, desfigurar um time (bom 2010) e não ter poder de reverter resultados, digo, os 5 aqui citados, estão fora, pelo menos na simples cornetada do GIU.

Abrassss cara,

Nos vemos na baixada domingo.