6 partidas sem perder. Time jogando razoavelmente bem. Reservas de qualidade. Técnico sem inventar. G-6. Tudo levaria a crer que a Libertadores este ano tem caminho fácil para o CAP. O problema é que o campeonato tem outros 19 times, que nunca devem ser subestimados.O time deste ano não apenas tem feito a segunda melhor campanha da nossa história na era dos pontos corridos, numericamente, como provavelmente é o segundo melhor elenco. Tecnicamente não é ruim, apenas limitado. E ainda vem “quebrando” barreiras (como, por exemplo, a “baierdependência”). Chegaremos ao G-6? Sim, se um elemento fundamental estiver presente em cada jogador: vontade. O Furacão “com cara de furacão”, com garra, encarando cada jogo como uma batalha. Esse fator positivo contornará eventuais carências técnicas e arbitragens prejudiciais.
Agora, na segunda parte da coluna de hoje, tratarei da escalação que eu considero ideal – que deveria ser posta em prática, ou seja, é bastante teórica.
Manteria a linha de 4, defensiva, apenas tirando Paulinho e colocando Héracles, lateral muito superior ao atual titular (que vem melhorando, devo dizer). No meio, colocaria outros 4 jogadores, em losango: Chico como único volante (portanto o único recuado, vem atuando bem), Guerrón como meia-atacante pela direita (está melhorando a cada partida), Branquinho centralizado e Ivan González como meia-armador pela esquerda (pelo que vimos, jogador de qualidade e muito técnico). Três meias e um volante. Paulo Baier jogaria um jogo sim outro não. Entraria no lugar de Branquinho, o qual assume a posição de Guerrón, que ficaria no banco.
Maikon Leite é um atacante de movimentação e velocidade, não fica estático em um dos lados. Por fim, apostaria em Federico Nieto como atacante de área, referência do time.
Seria um 4-4-2 bastante ofensivo, que possivelmente deixaria a defesa vulnerável. Ainda assim, um time, creio, de qualidade. Em uma partida de maior dificuldade, ou para “retrancar” o time, eu tiraria Guerrón e colocaria outro volante (Olberdam, Deivid ou Vitor, nesta ordem hierárquica). A figura abaixo demonstra o esquema que pensei. Aguardo pelos comentários. SRN.

4 comentários:
descordo com boa parte desta escalação acreditonesta linha de 4 atras mas nao posso tirar paulinho que vem sendo destaque nesse time se ele nao apoia tanto ele tem sido muito eficiente no desarme, nem se o queridinho de todos marcio azevedo voltar deve ser titular, concordo com 4 no meio mas no sistema 4-4-2 ficaria muito exposto com apenas 1 volante, chico tem jogado bem porem erra muitos passe faceis, meus dois volantes seriam olberdan e victor e chico reserva deivid é um bom jogador mais precisa mais experiencia para nao tomar cartoes burros como no jogo contra o avai, ivan gonzales boa surpresa mas como so fez um jogo pelo furacao teria q esperar mais um pouco seria paulo baier e branquinho paulo centralizado e branquinho mais pelas laterias atuando na posição em que guerron estava, guerron que por sua vez ainda nao mostrou nada ou muito pouco na frente maikon leite alternando nas laterais dependendo da marcação que estiver sobre ele e frente federico nieto ou bruno se bem que pelos jogos que o argentino começou jogando nao fez muita coisa, chance ao bruno que se nao da na tecnica tem colocado muita raça. o que é muito importante é rapidamente trazer um lateral direito com urgencia se w.diniz apoia bem na defesa deixa a desejar e muito, ainda acredito que este nao é o melhor esquema para o atletico mas ja q vem dando certo, com a volta do rafael santos o time deveria atuar com 3 zagueiros assim podendo nao se preocupar com w.diniz que nao teria obrigação de marcar fazendo um 3-4-3 ou aquele conhecido pelo carpi 3-6-1 ai sim com um so volante
2 maikon lietes ??
Caro Guilherme, agradeço pela participação, sempre bem-vinda.
Escalação é sempre um tema difícil, cada um tem a sua opinião - daí a dificuldade de ser técnico, com milhares de "técnicos" (atleticanos) pedindo uma escalação diferente.
Estive pensando durante muito tempo em que sistema de jogo utilizar, quem seria titular etc. Preferi manter a linha de 4 pelo seguinte motivo: defensivamente o time está bem, está entrosado, seria perigoso alterar tão drasticamente (partiria do pressuposto de assumir a posição de técnico). Como prefiro um futebol ofensivo, colocaria 3 meias, Chico vem sendo um bom volante, seria, logicamente, necessário testar...
Paulo Baier ninguém duvida que é excelente jogador, mas não tem condições de ser titular absoluto. Carpegiani está fazendo o certo com ele.
Paulinho é bom defensivamente, mas, garanto, Héracles é melhor em qualquer aspecto. Melhor que Paulinho e Azevedo juntos, na minha opinião.
González seria titular julgando não apenas a última partida, mas diversos vídeos que vi do jogador, além de comentários mais que positivos.
Concordo que Guerrón ainda não justificou o investimento, mas vem crescendo de produção. Além do que, se um jogador caro como ele vai ficar no banco, melhor rescindir o contrato.
Por fim, pensei em vários esquemas diferentes, mas, de todo modo, são todos muito teóricos, tanto o meu quanto os seus. Apenas o técnico pode ver qual melhor se encaixa, no treino.
Agradeço pela participação.
Caro Anônimo, agradeço sua participação.
Coloquei o Maikon Leite dos dois lados para evidenciar que ele jogará no ataque pelos lados, variando sua posição. Não fica fixo em um dos lados, tampouco corre em apenas um.
Mas seria bom dois Maikons no time, não é!? rs
Abraços.
Postar um comentário