quarta-feira, 22 de julho de 2009

Atlético - Campeão Paranaense de 1940

No ano em que nasceram Pelé e Júlio, o deus da raça atleticana, o Rubro-Negro conquistou mais um título de Campeão Paranaense. Mas o troféu de 1940 não saiu de uma disputa dentro dos gramados. O Atlético foi declarado campeão depois de uma disputa jurídica que embotou o resultado final.
Naquele ano, a Federação Paranaense de Futebol impôs a Fórmula Frega para a disputa do campeonato. A fórmula insistia em haver um campeão no primeiro turno e outro no segundo, para que ambos se enfrentassem numa melhor de três partidas que decidiria o grande campeão do ano.
O Ferroviário sagrou-se campeão do primeiro turno. Mas no final do segundo turno se estabeleceu a confusão. Ao enfrentar o Atlético, na partida que definiria o vencedor do segundo turno, o Ferroviário arrumou uma briga com o árbitro. O jogo estava empatado em 2 a 2, aos 35 minutos do segundo tempo, quando Ari Carneiro, impedido, fez aquele que seria o terceiro gol do Ferroviário. O árbitro Pedro Pereira do Nascimento anula o gol. O protesto dos jogadores e diretores do Ferroviário foi veemente, foram para cima do árbitro reclamando sem parar. A diretoria do Ferroviário ordenou ao capitão da equipe que retirasse toda a equipe de campo. Saíram todos e Atlético foi declarado vencedor por 3 a 2. O caso foi parar no tapetão e o Rubro-Negro foi declarado vencedor da partida e do returno.
Teríamos então que nos confrontar novamente com os tricolores para decidir quem seria o Campeão Paranaense. Mas, além de ter desistido da partida, o Ferroviário se negou a disputar a melhor de três. As atitudes renderam aos colorados uma suspensão de 18 meses e ainda a perda do título para o Atlético. Nem nos importamos com esta história de tapetão, mesmo sem final, fizemos uma festa enorme.

Nenhum comentário: