terça-feira, 7 de julho de 2009

Atlético - Campeão da Copa Sesquicentenário de 2003

No ano em que o Estado comemorava os 150 anos de sua emancipação política, uma das maneiras de comemorar foi a criação da Copa Sesquicentenário. Comandado pelo técnico Júlio Piza, o Furacão entrou na competição com um time formado por atletas que não estavam sendo utilizados durante o Campeonato Brasileiro devido ao grande número de jogadores no elenco. Da competição, participaram times que jogam a primeira divisão do Estadual e outras equipes que disputam os campeonatos suburbanos. O título foi conquistado poucos dias antes do Natal e valeu como presente para muitos jogadores.
A estréia atleticana foi contra o Rio Branco e, logo de cara, o time mostrou que não estava para brincadeiras, vencendo a equipe por 3 a 0. No segundo jogo da primeira fase, o Furacão empatou com o rival Coritiba em jogo disputado no Couto Pereira. Na rodada seguinte, mais um clássico. Desta vez, o jogo na Vila Olímpica do Boqueirão foi contra o Paraná Clube e o Rubro-negro somou mais três pontos vencendo por 1 a 0. Apenas na última rodada do primeiro turno o time jogou em seus domínios e os jogos seriam realizados no mini-estádio do CT do Caju. Recebendo o Malutron, uma goleada por 4 a 2 fechou os jogos de ida.
Nos jogos do returno da primeira fase, o Atlético mandou os três primeiros e conseguiu um excelente aproveitamento, perdendo apenas para o Malutron, na última rodada, por 2 a 1. Contra o Rio Branco, os atleticanos fizeram o placar simples de 1 a 0, mas conquistaram mais três pontos. No Atletiba, uma vitória por 2 a 1 e, contra o Paraná Clube, novamente 1 a 0.
O adversário da segunda fase já era um velho conhecido dos atleticanos. Com as vantagens asseguradas, o Furacão foi à Londrina enfrentar os donos da casa e venceram por 2 a 1. De volta a Curitiba, o empate sem gols classificou o Rubro-negro para a semifinal, quando enfrentou o Capão Raso. No primeiro jogo, no campo do adversário, o Furacão não conseguiu desenvolver um bom futebol devido às condições precárias do gramado e as duas equipes ficaram no empate sem gols. No CT do Caju a história foi diferente e o Furacão passou pelo Capão Raso com uma goleada por 4 a 0.
Na final, realizada em apenas um jogo, o Atlético encontrou o Coritiba mais uma vez e o bom futebol trouxe mais um título para o CT do Caju. A final foi realizada em partida única, que aconteceu no Pinheirão. O Coritiba entrou em campo com seu time principal, mas o técnico Julio Piza preferiu que o Rubro-negro continuasse jogando com os atletas que estavam disputando a competição desde o início. O atacante Ricardinho abriu o placar, mas pouco depois Gelson, do alviverde, empatou. No segundo tempo o atacante Selmir marcou o gol do título e os torcedores presentes ao estádio invadiram o campo para comemorar com os jovens atletas.

Nenhum comentário: