sexta-feira, 21 de junho de 2013

Copa do Brasil, agora será contra o Paysandu

Agora é definitivo: o Paysandu é o adversário do Atlético na Copa do Brasil. Em julgamento realizado na tarde desta quinta-feira (20), o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) definiu que o Naviraiense-MS, antigo oponente rubro-negro, está eliminado da competição por ter atuado com atletas irregulares e o "Papão da Curuzu" enfrenta o Furacão na terceira fase. A decisão não cabe mais recurso. 
O Naviraiense foi a julgamento por ter escalado os atletas Bahia e Paulo Sérgio com contrato expirado contra o Paysandu na segunda fase da Copa do Brasil. O caso já havia sido julgado três vezes até hoje em comissões disciplinares, todas favoráveis ao time sul-mato-grossense, e os paraenses entraram com recurso no STJD, que decidiu de forma contrária. 
A situação do Naviraiense foi enquadrada no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que diz respeito a “incluir na equipe, ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular para participar de partida” – no caso, Bahia e Paulo Sérgio. A pena é a perda máxima de pontos da partida – neste caso, por ser mata-mata, a eliminação – e multa de R$ 100 a R$ 100 mil.
Vencido pelo Paysandu nos tribunais, o duelo entre os times foi equilibrado dentro de campo. No jogo da ida, em Naviraí-MS, o Alviceleste paraense venceu por 1 a 0. Na volta, em Belém-PA, porém, acabou derrotado pelo Naviraiense por 2 a 0 e acabou eliminado - ao menos até esta quinta-feira.
Até o momento, a CBF ainda não se posicionou sobre a decisão do STJD. A tendência é que para o confronto entre Atlético e Paysandu sejam mantidas as datas anteriores, entre Furacão e Naviraiense. Desta forma, o primeiro jogo aconteceria no dia 18 de julho com mando do Papão, e o segundo, no dia 25, em Curitiba.

Nenhum comentário: