domingo, 21 de abril de 2013

Furacão atropela o Coxa. 3 x 1



Está na história: o primeiro Atletiba disputado na Vila Olímpica do Boqueirão foi vencido pelo Atlético - e com uma grande atuação. Na tarde deste domingo (21), o Furacão derrotou o Coritiba por 3 a 1 pela 10ª rodada do returno do Paranaense, se manteve na liderança da competição e quebrou um tabu de cinco partidas sem vitória sobre o rival. Edigar Junio, Zezinho e Crislan balançaram as redes pelo Rubro-Negro; Alex marcou para o Alviverde.
Na última rodada do returno, domingo (28), o Atlético vai a Ponta Grossa enfrentar o Operário em busca do título.

O JOGO 
Precisando da vitória para se manter na liderança e ficar mais próximo do título do returno, o Atlético iniciou o clássico tentando se impor e atacar o Coritiba. O primeiro lance de perigo, no entanto, foi do Alviverde. Aos quatro minutos, Rafinha recebeu um cruzamento na área e chutou para a defesa de Santos; no rebote, Robinho bateu e o goleiro fez outra intervenção. A resposta aconteceu com Zezinho, que girou em cima da zaga adversária na área, finalizou e fez Vanderlei trabalhar.
Com a saída do volante Gil, lesionado, o Atlético encontrou mais espaço para jogar e chegou a finalizar mais uma vez em uma falta cobrada por Zezinho. O Coxa ainda arriscou alguns avanços, mas sem a mesma efetividade do atacante Edigar Junio, que abriu o placar para o Furacão aos 23 minutos. O lance do gol começou pela esquerda com Héracles, que fintou a marcação e cruzou para o atacante desviar para o fundo da meta e fazer a festa da nação rubro-negra na Vila Olímpica.
Após o gol, o Atletiba seguiu com um ritmo acelerado. Na busca pelo empate, o time do Alto da Glória criou chances de balançar as redes com Escudero, de cabeça, e Alex. Mas o Atlético não deixou o rival crescer e também foi à frente. As melhores oportunidades do líder aconteceram em bolas paradas, já que conseguiu várias faltas próximo à grande área alviverde. Nas cobranças, Zezinho tirou o “uuhhh” da torcida pelo menos duas vezes.
Já no final da primeira etapa, o Coxa ainda foi atrás do primeiro gol, mas continuou apresentando as mesmas dificuldades de criação, atacando sempre pelo lado esquerdo e sentindo falta de Alex, anulado pelo sistema defensivo atleticano. Apesar da posse de bola ofensiva alviverde nos últimos minutos, o Furacão conseguiu se defender bem e ir para o intervalo vencendo o clássico por 1 a 0. 
Rubro-Negro joga mais, domina o rival e amplia vantagem
As duas equipes retornaram para a etapa complementar sem alterações, e foi o Coritiba que começou mais ofensivo, pressionando o Atlético. As jogadas aéreas, seja com bola rolando ou parada, foram bastante utilizadas pelo Coxa. Mas foi o Furacão que voltou a marcar. Aos 11 minutos, Hernani puxou um contra-ataque pela direita, cruzou na área e Edigar Junio acertou o travessão; então Zezinho aproveitou a sobra e testou para dentro para fazer o segundo gol do Rubro-Negro no clássico.
Pouco depois do gol, o Coxa chegou a descontar a vantagem do Furacão com Escudero, mas o argentino estava impedido e a arbitragem paralisou o lance.
Mas como “quem não faz, leva”, o Furacão marcou o terceiro gol aos 29 minutos. O zagueiro Escudero cometeu falha individual na defesa, perdeu a bola para Crislan, e o “Neymar do Piauí” não desperdiçou, finalizou no canto de Vanderlei para ampliar. Abalado, o time do coxa, passou a fazer muitas faltas e recebeu vários cartões amarelos. E viu o Atlético jogar, quase marcando o quarto gol com o estreante Guilherme, aos 37 minutos, que finalizou de dentro da área para a defesa de Vanderlei.
Na reta final do Atletiba, o Coritiba se lançou todo à frente tentando marcar pelo menos o chamado “gol de honra”. Leandro Almeida, aos 40 minutos, com uma boa cabeçada que foi para fora, chegou perto. No entanto, ele só foi acontecer no último lance do clássico, aos 47 minutos, com Alex. Em uma falta da entrada da área, Alex fez o gol de honra verde e deu números finais ao Atletiba de número 317 (jogos oficiais): Atlético 3 x 1 Coritiba.
FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO 3 X 1 CORITIBA
Local: Estádio Érton Coelho Queiroz, em Curitiba (PR).
Data: 21 de abril de 2013, domingo.
Horário: 15h30.
Atlético: Santos; Léo, Rafael Zuchi, Bruno Costa e Héracles; Renan Foguinho, Hernani, Elivélton e Zezinho (Marcos Guilherme); Edigar Junio (Guilherme) e Crislan.
Técnico: Arthur Bernardes.
Coritiba: Vanderlei; Victor Ferraz, Leandro Almeida, Escudero e Patric; Willian (Arthur), Gil (Zé Rafael), Robinho e Alex; Rafinha e Deivid.
Técnico: Marquinhos Santos.
Público pagante: 5.635 pessoas.
Público total: 6.578 pessoas.
Renda: R$ 83.080,00.
Cartões amarelos: Crislan, Zezinho (CAP). Zé Rafael, Willian, Patric, Alex, Leandro Almeida, Escudero (CFC).
Gols: Edigar Junio (CAP), aos 23 minutos do primeiro tempo. Zezinho (CAP), aos 11 minutos, Crislan (CAP), aos 29 minutos, e Alex (CFC), aos 47 minutos do segundo tempo.


Nenhum comentário: