terça-feira, 9 de outubro de 2012

Paulo Baier marcou seu 50º gol pelo Atlético e já é o terceiro maior artilheiro do Furacão nesse século!

Com 50 gols, meia só fica atrás dos atacantes Alex Mineiro e Kléber Pereira

O gol marcado aos 51 do segundo tempo, na vitória do Atlético-PR contra o América-MG por 5 x4 no último sábado (6), foi o 50° gol de Paulo Baier com a camisa do Furacão. Com esse tento, Baier tornou-se o terceiro maior artilheiro do clube neste século.
Desde 2001, só dois jogadores passaram da marca dos 50 gols vestindo a camisa do clube. Os atacantes Alex Mineiro (76 gols) e Kléber Pereira (75 gols) são os grandes artilheiros do clube no século. Na sequência vem o meia Paulo Baier, com 50.
O jogador chegou ao Atlético em 2009 e estreou contra o Sport Recife no dia 13 de junho pela série A do Brasileiro. Dois jogos depois, o meia marcou seu primeiro gol pelo clube. No dia 27 de junho, o Furacão venceu o Corinthians por 1 x 0 no Brasileirão. Baier terminou o ano de 2009 com oito gols, todos pelo Brasileiro.
Em 2010, o camisa 10 do Furacão marcou mais 12 gols (um na Copa do Brasil e 11 no Brasileiro) e em 2011 mais 18 gols (três na Copa do Brasil, 10 no Campeonato Paranaense e cinco no Brasileiro).
Nessa temporada, o terceiro maior artilheiro do Atlético-PR no século já fez 12 gols, sendo cinco no Paranaense e sete no Campeonato Brasileiro da Série B, sendo o vice-artilheiro do clube na competição, somente atrás do atacante Marcelo, com oito gols. 





Força na bola parada
Os números de Paulo Baier são um reflexo de sua principal característica: a bola parada. Dos 50 gols marcados pelo Furacão, o meia fez 28 em cobranças de pênalti ou falta. Os outros 22 gols saíram com a bola em jogo (cinco gols de cabeça, dois em chutes de fora  e 15 de dentro da área).
A especialidade em bolas paradas faz de Paulo Baier o maior artilheiro da era dos pontos corridos no Campeonato Brasileiro da série A. Desde 2003, o jogador marcou 91 gols na série A. A única temporada em que não marcou gols foi justamente a de 2012, em que está disputando a série B. Atrás de Paulo Baier estão os atacantes Borges (Cruzeiro) e Washington (esse aposentado) com 82 gols, seguidos de Alecsandro (Vasco), com 78 gols.

Nenhum comentário: