sexta-feira, 10 de agosto de 2012

O império dos resultados. Por Diogo Rodrigues Manassés

Dez técnicos em menos de duas temporadas é um indicativo óbvio de que os (pseudo-)planejamentos estão dando errado. Antes, sem jogadores. Agora, sem técnico.

Jorginho era um técnico competente, um planejamento poderia ser feito com ele, mas queriam resultados imediatos (o que só um Celso Roth consegue, é um dos poucos que chega com ótimos resultados, mas depois é só decadência). Já foi embora, algo precisa ser feito.

Eu demitiria Drubscky (após as declarações egoístas, não merecia menos) e contrataria um bom técnico para montar um planejamento de longo prazo. Levir Culpi provavelmente é a melhor opção disponível. Se o CAP vai subir ninguém sabe, mas, estando o campeonato na fase em que está, justamente pela falta de planejamento é necessário lidar com a hipótese de 2013 na série B (hoje, é a hipótese mais provável). Justamente por isso é que o mais correto seria contratar um bom técnico para iniciar um trabalho de longo prazo. Subir ainda é possível, mas nenhum técnico fará mágica. O momento é de humildade para reconhecer que não houve planejamento correto, e trazer um bom técnico, para, com ele, iniciar um projeto de longo prazo – dando-lhe tempo para trabalhar, mesmo que, para isso, permaneçamos na série B. O pior que podem fazer é contratar um qualquer e demiti-lo pela falta de resultados (o que não duvido que aconteça). Mentira. Provavelmente o pior seria efetivar Drubscky, o Leandro Niehues da administração Gigante.

Futebol até é resultado, mas, para se obter resultados seguidos e uma regularidade, é preciso um trabalho de longo prazo com bons profissionais. Exemplos não faltam.

Em tempo: parabéns ao grande atleticano Emanuel, vice-campeão olímpico no vôlei de praia. Não é pouca coisa, garanto. Lamentavelmente, existem ignorantes que desprezam um vice-campeão. Emanuel não é vice de uma Copa do Brasil, é vice de Olimpíadas, compôs a segunda melhor dupla de vôlei de praia do mundo. Isso aos 39 anos. Merece sim muita festa e parabéns!

Nenhum comentário: