sexta-feira, 13 de julho de 2012

Pimenta. Por Diogo Rodrigues Manassés

Nos olhos dos outros, é refresco. Ao menos os torcedores sensatos do rival reconheceram uma ajuda considerável no Campeonato Paranaense. Não vi nenhum admitir, mas, no fundo, eles sabem. E gostaram, claro, era pimenta nos nossos olhos. Mas o mundo dá volta, e o mesmo aconteceu, contra eles, nessa Copa do Brasil. Ironicamente, o presidente daquele time reclamou e afirmou que o alviverde (o verdadeiro alviverde) merecia sentir vergonha do título da Copa do Brasil. Hipocrisia pura.

Infelizmente (e isso não é novidade), nos contentamos, nos últimos anos, ao ver a pimenta nos olhos dos rivais. É bem verdade que tivemos muitos motivos para rir deles, por outro lado, pouco para sorrir de felicidade pelo nosso time. Alguns torcedores acreditavam que um título verde-negro nessa Copa do Brasil seria bom, porque forçaria a diretoria a se esforçar mais para, no mínimo, voltar a empatar em títulos relevantes. Talvez isso seja verdade, mas é lamentável pensar que, enquanto eles conseguem chances, nossa chance pode partir do sucesso deles. Se for assim, nunca virá.

Apesar de tudo isso, mais uma vez, verdade seja dita, a diretoria está contratando. Como o futuro do futebol é sempre incerto, sempre existe a possibilidade de jogadores razoáveis (como os que estão vindo) não terem sucesso aqui. Não seria a lógica, mas é possível. Na lógica, esses reforços que estão vindo ajudarão o Furacão a retornar à série A, já com um time-base (quem sabe com um técnico que permaneça, pois praticamente todos os times campeões tentam manter o técnico e a base). Na lógica, o futuro é bem melhor que a decepcionante realidade atual. Cenas dos próximos capítulos.

Em tempo: se Paulo Baier é um jogador ruim, qual o motivo de ele fazer tantos gols? Se os gols que ele faz são tão fáceis, por que outros jogadores não têm o mesmo êxito? Criticar é fácil e até legítimo, mas deve ser feito com cuidado, ainda mais com um jogador que, diferentemente de boa parte dos que passaram por aqui, sempre se dedicou e honrou a camisa.

Em tempo 2: acaba de sair a notícia, ainda extra-oficial (não confirmada pelos envolvidos formalmente), de que a Caixa Econômica Federal será o novo “patrocínio master” do Furacão (como fez a Philco há não muito tempo). Se isso se confirmar, considero elogiável. Que seja um patrocínio duradouro e feliz para ambos. A foto da camisa que surgiu na internet é linda, como sempre. Aguardemos. SRN.


Nenhum comentário: