sexta-feira, 15 de junho de 2012

Nada é tão ruim que não possa piorar. Por Diogo Rodrigues Manassés

Se estava ruim com JR Carrasco, percebe-se que o novo técnico desagrada a uma vasta maioria de torcedores. Também, pudera: foi demitido um técnico campeão uruguaio, que chegou a ser treinador da Seleção celeste, para trazerem um amador. Ignoremos os torcedores parciais, aqueles que fazem coro com qualquer decisão da diretoria. Era uma boa hora para tirar o uruguaio? Pelo que foi ventilado, ele mudou a escalação por influência da diretoria – reforma para pior. E o tiram por isso?

Podem dizer que o futebol com JR já tinha piorado. Respondo com a interferência da diretoria. Sim, JR não era perfeito. Mas errava como qualquer outro técnico. Se a diretoria não gostava do 4-3-3, foi incoerente ao contratá-lo, pois ele é famoso justamente por usar esse esquema.

E então contrataram o pior nome, dos que foram divulgados como possíveis. Provavelmente, esse cara foi escolhido porque vai ser submisso – afinal, é a chance da vida dele, se é que ele pretende ser, futuramente, técnico profissional. Não excluo a hipótese de dar certo, aliás, estou torcendo para que dê. Mas as chances para que isso ocorra são minúsculas. Drubscky é um teórico, e, em qualquer área, teoria e prática habitam realidades distantes.

E é na promessa de uma gestão gigante que a torcida caiu, presenciando, no futebol, um nanismo arrebatador. Trazer um técnico de divisões amadoras é brincar com o torcedor, desrespeitá-lo. É evidenciar que o futebol não importa. Trouxeram reforços de série C ou D (com raras exceções), e, agora, um técnico cujo currículo tem apenas um título de série D. Chega a ser risível. Eu pensava que Sérgio Soares era o cúmulo do amadorismo. Ledo engano, a péssima contratação conseguiu ser superada.

O cargo de técnico do Clube Atlético Paranaense não é para qualquer um. Trazer um pseudo-técnico, que ainda precisa se afirmar como profissional no mercado (aliás, que chegou a se oferecer via twitter – quer mais amadorismo?), é afirmar que o futebol pode ser de responsabilidade de qualquer um. Até porque tirar um técnico para trazer outro em questão de horas já simboliza a indiferença em relação à importância do cargo.

Espero estar equivocado, mas vejo um período negro pela frente. Técnico de série D, reforços do mesmo nível... Se eu estiver certo, torço que ao menos ele não consiga ficar sequer um mês no comando.

Voltaram a brincar com a nossa paixão. Que gigante que nada... Prometeram um time de série A. O elenco tem nível de série C. E agora será comandado por um técnico de série D. O que esperar?

Nenhum comentário: