terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Aqui não Paraná Clube!!!


Com o intuito de esclarecer os fatos sobre as tratativas da indicação de estádios para a disputa das partidas do Clube Atlético Paranaense nesta temporada, a Direção do CAP decidiu quebrar o silêncio sobre o tema. Repudiamos a atitude do Paraná Clube, que além de noticiar inverdades sobre a questão, está criando inimizades, desencontros e levando um assunto tão pequeno a situações e posições que não são convenientes e que tem como objetivo nivelar por baixo Instituições da grandiosidade do Clube Atlético Paranaense e do Coritiba Foot Ball Club.

Assim como o Coritiba afirmou em carta, o Paraná Clube fez suposições levianas e tendenciosas para criar uma situação constrangedora e conflitante entre os co-irmãos CAP e CFC. O intuito era fazer com que o CAP se visse obrigado a mandar seus jogos tanto do Campeonato Paranaense como do Campeonato Brasileiro no estádio Dorival de Britto. Com isso, o Paraná Clube se aproveitaria da situação e cobraria valores fora da realidade para garantir renda para tentar voltar à Primeira Divisão do Campeonato Paranaense.

Ao Paraná Clube não cabe comentar, opinar e noticiar informações inverídicas sobre assuntos que não lhe dizem respeito, ou seja, sobre os jogos do Campeonato Brasileiro. Para que haja a realidade dos fatos sobre o tema, o Clube Atlético Paranaense novamente expõe o histórico das negociações, a seguir:

HISTÓRICO

O Clube Atlético Paranaense indicou junto à Federação Paranaense de Futebol o Estádio Major Antônio Couto Pereira para sediar suas partidas do Campeonato Paranaense. O Coritiba Foot Ball Club entrou, com todo o direito, junto ao Tribunal de Justiça Desportiva, com um pedido para que seu estádio não fosse locado ao CAP por razões que justificou. Em nenhum momento, o CAP indicou ou solicitou à FPF indicação do estádio para o Campeonato Brasileiro, porque esta competição não cabe à sua responsabilidade. Assim como em nenhum momento houve tratativa entre CFC e FPF sobre os jogos das competições de responsabilidade da CBF.

A FPF, então, comunicou o Paraná Clube sobre a necessidade de cessão do Estádio Dorival de Brito ao CAP para os primeiros jogos no Paranaense, em razão da negativa do Coritiba. A comunicação também teve como objetivo buscar um entendimento entre as partes, uma vez que o Paraná disputará a Segunda Divisão e, por consequência, não haveria conflito de datas e confrontos diretos entre as instituições na mesma competição, algo que aconteceria com o CAP e o CFC, caso os jogos do Paranaense ocorressem no Couto Pereira. A Direção do Paraná se dispôs a analisar e fazer um acerto diretamente com o CAP.

A FPF solicitou ao CAP que procurasse o Paraná Clube e informou que o seu Presidente estava ciente e aberto para um acordo. O CAP procedeu desta maneira em reunião que foi realizada entre as diretorias para a concretização do acordo para os jogos do CAP no Campeonato Paranaense. Lembramos que, em momento algum, o CAP procurou os proprietários dos estádios antes da autorização e orientação da FPF. O nosso entendimento sempre foi de que deveríamos fazê-lo através da entidade representativa da classe, promotora e responsável pela competição.

O Paraná realmente estava disposto a ceder seu estádio, porém, ao valor absurdo de R$ 120 mil reais por partida, valor que foi prontamente rechaçado pelo CAP, pois se tratava de um acordo somente para as 11 (onze) + 1 (caso o CAP fosse para a final) partidas de seu mando. A direção do Paraná ficou de analisar e fazer uma revisão do valor. Fato este que ocorreu no dia seguinte por telefone, quando propôs o valor de R$ 1.100,000,00 (hum milhão e cem mil reais) pelos 11 jogos, porém, para pagamento antecipado. O CAP não aceitou novamente a proposta, por considerá-la absurda, e deu por encerradas as tratativas, uma vez que o Paraná deixou claro que era seu último preço.

Durante a reunião com a diretoria do Paraná Clube, eles propuseram um acerto também para o Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil. No entanto, o CAP deixou claro que estas competições não estavam em pauta, devido ao fato de que a FPF não tinha alçada para isso e que dependeríamos todos da indicação, das exigências e acordos com a CBF.
Por essas razões, jamais afirmamos que havia um pré-acordo definitivo entre CAP e CFC para que os jogos nacionais fossem realizados no Couto Pereira. Somente aventamos que tentaríamos novamente um acordo com o Coritiba, desta vez através da CBF, já que não haverá conflitos de datas e torcidas pelo fato de o Coritiba disputar a Primeira Divisão e o Clube Atlético Paranaense disputar a Segunda Divisão. Além disso, como estas competições somente terão seu início em Maio/2011, o problema do gramado do Couto Pereira também estaria resolvido.

Reiteramos o nosso repúdio e nosso apoio a Diretoria do Coritiba Foot Ball Club quanto ao comportamento e à atitude do Paraná Clube frente esta questão.

Curitiba, 24 de Janeiro de 2012

Clube Atlético Paranaense
Mario Celso Petraglia
Presidente

Nenhum comentário: