sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Convenhamos. Por Diogo Rodrigues Manassés

Convenhamos, boa parte da torcida já sentenciava o Furacão como rebaixado. A mídia – nacional e regional – eu nem cito, pois esta, mesmo antes de o Brasileirão começar, já decreta o rebaixamento. Contudo, com a vitória contra o Flamengo, fora de casa, vitória essa convincente (tendo em vista a proposta de jogo), alguns mudaram de opinião. Sim, ainda existe atleticano que tem certeza que o time cai – a considerar o número de vitórias necessárias, de fato, a caminhada é extremamente difícil.

Convenhamos, a vitória contra o Flamengo foi bastante inesperada (considero o torcedor razoavelmente racional, não aquele fanático iludido, que sempre espera a vitória – torcer é diferente de esperar). Mas deu ânimo, e, principalmente, esperança, também inesperados.

Convenhamos, se não tivéssemos vencido essa partida, provavelmente a maioria não estaria otimista como está contra o Figueirense. É evidente que a vitória é necessária. Mas, agora, é possível. Com o apoio da torcida, provável.

Convenhamos, Antônio Lopes surpreendeu. Ainda foi muito pouco trabalho (e, pessoalmente, ainda discordo pontualmente da escalação, a começar pela retirada incompreensível do zagueiro Fabrício e a insistência em atacantes inúteis como Rodriguinho e Adaílton, em detrimento dos promissores da base), mas a esperança ressurgiu. Era um técnico considerado ultrapassado, e, a julgar pelos últimos trabalhos, muitos consideravam que era quem iria nos afundar. Cheguei a ler no twitter que ele não vai sequer terminar seu contrato. Claro, o futuro é imprevisível. Mas, em poucos dias, muito mudou: agora Lopes, que tem identificação com o Furacão, é um técnico inteligente e sabe de futebol como poucos.

Convenhamos, o sentimento da torcida muda jogo-a-jogo. E, convenhamos, sentenciar algo no presente momento é, ainda, precipitado. Tem muito campeonato pela frente. SRN.


Nenhum comentário: