sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Todo apoio ao Renight. Por Diogo Rodrigues Manassés

Quando o time vence, festejam. Quando perde ou empata, a culpa é do Renato (ou Renight, como tem sido apelidado). Com o desfecho da Sul-Americana, as críticas aumentaram, tendo em vista o expresso desinteresse na competição. Justificado: a recuperação no Brasileirão é visível, não parece adequado arriscar o Brasileirão por um possível, mas muito improvável título – quero dizer, se, mesmo quando tínhamos bons times (tivemos, nos últimos anos?), não conseguimos nada na competição, por que agora, com um time fraco, conseguiríamos algo? Bom exemplo é o Goiás: foi com tudo para a Sul-Americana, mesmo tendo a chance de escapar do rebaixamento. Acabou rebaixado e sem título. Só saiu perdendo. A Sul-Americana vale a pena se existe chance de título sem risco no Brasileirão. Caso contrário, fica para escanteio. A culpa não é do técnico que recebeu um time sem condições de disputar duas competições, mas de quem forneceu esse elenco a ele. Renato acertou.

Com Adilson, o time jogava mal, não havia um time titular e os resultados não vinham (a ZR agora é, sim, herança maldita do ex-“técnico”). Ainda assim, haviam torcedores que o defendiam (até mesmo quando da sua saída!!), com a hashtag #TodoApoioAoPezão, no twitter. Que agora criem #TodoApoioAoRenight.

Ora, se um técnico incompetente teve apoio, não compreendo o motivo de Renato ser TÃO contestado. Sem brincadeira, tem gente que critica como se ele fosse o Adilson (em aproveitamento, este foi o pior técnico da história do Brasileirão pelo CAP). É com ele que temos um time que joga futebol (pela primeira vez no ano!). É com ele que temos resultados expressivos. E está ruim com ele? Os torcedores que o criticam torcem contra o time (ou seja, pelas derrotas, pelo Adilsismo, pelo rebaixamento) ou contra o técnico, por orgulho (ao chegar, foi razoavelmente contestado).

Com Renato jogamos no máximo. Vamos escapar do rebaixamento. Ele não faz mágica, mas faz o time jogar futebol na medida do seu (baixo) potencial. Com ele estamos na melhor fase do ano. E está ruim? Discordâncias pontuais são plenamente admissíveis, desde que como críticas construtivas. Tem “torcedor” que considera que tudo o que Renight faz está errado, que o time está ruim. Não seria surpresa uma hashtag #VoltaAdilson (ou, mais adequado, #QueremosPerder). Por enquanto, Renato faz jus ao apoio da torcida, então #TodoApoioAoRenight. Quem é contra, quer a ZR.

Em tempo: o Atletiba será dificílimo, dificuldade agravada com a presença de um árbitro torcedor do adversário. Mas nada está decidido. Com a mesma “entrega” já demonstrada pelos jogadores com Renato (o ápice da vontade no ano), a vitória se torna possível. SRN.

Um comentário:

Blog do Trétis disse...

Concordo com você cara... Renato pegou um time virtualmente rebaixado, com 2 pontos, tem 6 jogos invicto e o principal, fez com que o time finalmente jogasse com um pouco de dedicação e organização. Agora porque perdeu um jogo com várias ínguas em campo, merece ter seu trabalho contestado? Sério mesmo que tem gente querendo troca de técnico já? pff

A unica coisa que discordo de Renato é nessa história de Fransergio no ataque, de resto o trabalho vem sendo muito bem encaminhado, na medida do possível e das limitações do elenco.

Um abraço cara.