terça-feira, 22 de março de 2011

Não deixem morrer meu Atlético. Por Camila Lopes F. Provenzano

Sou do tempo em que futebol não era coisa de menina. Mas aprendi a gostar de futebol, tanto quanto gostava de ballet. Meu avô me ensinou isso. Entre outras coisas que ele me ensinou foi a máxima de que nosso caráter é nosso maior patrimônio.
Ao ver a situação caótica que se encontra o time do meu coração, aquele que vi sair das “vacas magras”, num tempo em que o futebol paranaense tinha expressão zero no certame nacional, meus olhos mareiam e um aperto no peito vem com tamanha força que nem sei expressar.
Para uns bobeira, time de futebol não paga suas contas. E não paga mesmo. Mas como explicar tamanha paixão? Vovô Itaciano, que foi presidente do clube em 1949, o qual o Alético ganhou o apelido de Furacão, deve estar revirando no túmulo. E o que diria Joffre Cabral? Uma carta “escrita por ele” foi publicada. Ele literalmente morreu do coração pelo time.
Vejo dia após dia, atitudes mais do que amadoras por parte da diretoria. E dos seus subalternos, funcionários do clube, começando pelas atendentes do Espaço Sócio Furacão e chegando ao elenco. Salvam-se alguns poucos... bem poucos.
E lendo blogs, sites, twitter, redes sociais a revolta é grande. Tomou proporções de ira.
Mas aí pergunto, só agora? Desde que nosso digníssimo Malucelli assumiu, eu venho dia após dia frisando que ele não era a mão forte necessária para dirigir o clube. E o próprio assumiu, disse que não se arrepende de ter sido presidente, mas que futebol não é a praia dele. Aí eu pergunto, cadê o caráter? Se sabia que não ia ter colhões para isso, não tivesse assumido. Deixasse para quem sabia, ou pelo menos tentaria fazendo o seu melhor. Seguidas contratações bizonhas e espalhafatosas. Dinheiro esvaindo pelo ralo. O clube, que cresceu,saiu do anonimato, se expressou em menos de 10 anos, agora é apenas piada. E não só do rival, que convenhamos pode comemorar o bi campeonato paranaense. Mas o tal Furacão da Baixada não mete mais medo em ninguém. Nem no minúsculo Grêmio Prudente.
Triste? Eu diria revoltante. Já viram que nem jogador leva o clube a sério? Dezenas deles aqui não produziam, são negociados e de repente desencantam e viram estrelas de brilho grandioso. E quando estão aqui fazem da torcida tão apaixonada seu fantoche. Festas regadas a bebida e mulher, sem um mínimo de respeito pós trabalho mal feito. Pra não dizer vexame em rede televisiva aberta.
O que é que tem de errado no Clube Atlético Paranaense? Falta de comprometimento.
Dos maiores aos menores. Me perdoe Paulo Baier, Bolinha,Ocyr, Joãos, Marias que não se incluem nessa lista. Mas o que vejo é um descaso profundo, motivado e atiçado pelo desprezo ao que foi feito pela a diretoria anterior. Não me chamem de Petraglista porque não sou. Acho que o tempo dele passou sim, que novas cabeças pensantes e empreendedoras venham.
Mas não podemos negar que ele revolucionou o Atlético, e que, como outros presidentes deve estar revirando ao ver a situação que chegamos. Seus últimos anos não foram tão bons, fato. Mas não se desperdiça tempo e dinheiro como estão fazendo.
Contratar uma íngua como diretor de futebol, que nem na época do colégio era chamado pra jogar, pelo simples fato que era um perna de pau? E pior, mantê-lo no cargo pagando-lhe bem para que rode o Brasil e nos traga jogadores bizarros, afastados, encostados e todos os “os” possíveis.
Recontratar um técnico que já está mais que provado que teve sua expressão em 2001, e lá ficou. Tirou-nos do rebaixamento e ponto. Estão achando que o Santo faz milagre quantas vezes???
Declarar em público que “ no hay denero” já se tornou um chavão tão cansativo quanto os bordões do Faustão. Como assim não temos dinheiro? Nosso maior rival tem uma receita muito menor que a nossa e faz mais contratações e melhores que as ultimas apresentadas.
Não querer deixar dividas? Louvável, mas infame. Como ter um time competitivo com jogadores medianos, para não dizer que são sofríveis?
A torcida organizada pode entoar um canto: “ somos a menor divida do Brasil”.
E nesse passo vamos cantar com gosto, mas na segunda divisão. Aí sim eu quero ver o tamanho da dívida.
Vamos lá rubro negros. Vamos mostrar que isso não nos agrada. Porrada não adianta, mas um bom soco na mesa há de adiantar.
Cadê o conselho? Conselheiros se manifestem.
Ou vão deixar o barco desgovernado se espatifar no próximo coral?
Nosso caráter nosso maior patrimônio. Está faltando pra muito jogador, mas isso é uma outra história.

* Esse texto que a atleticana Camila Lopes brilhantemente escreveu, expressa exatamente o que a nação atleticana está sentindo, nesse momento de dor e revolta!
O Furacão está sendo comandado por pessoas fracas, que não vivem o Atlético na alma!
Nossa torcida merece respeito. São 87 anos de vida... Nosso Atlético é muito forte, para ser derrotado por energúmenos trajados de terno e gravata!
MUDAÇAS JÁ, OU NOSSO FIM SERÁ NA TRÁGICA SEGUNDA DIVISÃO!

5 comentários:

Raquel disse...

Camila, sua revolta é a minha também! Parabéns pelo texto

Marcelo TOF disse...

É A REALIDADE DO ATLÉTICO, ESCRITO POR UMA TORCEDORA QUE AMA O ATLÉTICO.
MUITO BOM ESSE TEXTO... RECOMENDO A TODOS QUE NÃO CONHECEM O QUE O ATLÉTICO REPRESENTA PARA VERDADEIROS TORCEDORES!!!

Anônimo disse...

NOTA 10 O TEXTO!

Vanessa Oliveira disse...

Precisamos de pessoas assim em nossa diretoria, pessoas que pensam no bem do atletico e não só em dinheiro
Belissimo texto, Parabens!!

Anônimo disse...

CAMILA: Ouví hoje, 22.03.11, 12hs., na Rádio Globo, AM 670 - a entrevista com o Petraglia. Ele foi brilhante como sempre, profissional, claro, objetivo e direto. A entrevista foi um show de inteligência e clareza com as coisas do Atlético. Ele inclusive desafiou o incompetente Malucelli e sua quadrilha para colocar em pratos limpos, tudo o que falam a respeito do Petraglia junto ao Atlético. Camila, o Petraglia é o cara e se ele não voltar, adeus primeirona. Disse mais, "" nas eleições eu não volto mas, se este bando de incompetentes sair ou cair hoje, amanhã eu assumo e devolvo o Atlético para onde ele merece!Ou seja, o Conselho pode sim, derrubar Malucelli e seu bando de incompetentes! Vamos agitar Camila? Volta Petraglia. JOLY JR.