segunda-feira, 22 de novembro de 2010

É lançada a "Bíblia" dos atleticanos

Não perca tempo, torcedor atleticano. A partir da próxima segunda-feira, quem é fanático pelo Furacão, ou simplesmente fã do futebol paranaense, terá a oportunidade de juntar à sua coleção um das mais completas obras já escritas sobre um clube brasileiro. Relato minucioso e documentado de 86 anos de história rubro-negra, o livro “Uma Paixão Eterna” está sendo lançado com tiragem limitada, devido à falta de patrocínio.
Com 360 páginas e 365 fotografias históricas, alguma delas inéditas, a obra é fruto de mais de 40 anos de pesquisa abnegada do professor Heriberto Ivan Machado, transformada em livro em parceria com Valério Hoerner Júnior e José Paulo Fagnani. Um trabalho elaborado, editado e lançado “no peito e na raça”, nas palavras do próprio Machado.
Para disponibilizar o registro da trajetória do clube mais popular do Estado, os autores enfrentaram dois velhos inimigos: a indiferença do empresariado local e o paupérrimo mercado editorial paranaense. “As empresas do Paraná, mesmo com o advento da Lei Rouanet, não se preocupam em colaborar com a cultura do Estado. Elas preferem pagar imposto ao governo do que pôr o seu nome em uma obra esportiva da mais alta qualidade, com temos feito”, lamenta Machado. Por isso, o historiador oficial do Furacão avisa: “Quem não se apressar vai ficar sem, pois não há previsão de uma segunda edição”.

Nenhum comentário: