quarta-feira, 22 de setembro de 2010

O Dever de Colher. Por Mickel Baptista

Não vim aqui hoje pra falar dos problemas que vivemos nos últimos anos. Todo mundo conhece todas as histórias que eu vou contar de traz pra frente.
O que vim dizer é que não me surpreende esses resultados – até que alguns sejam muito injustos, tal como foi contra o Corinthians, e alguns outros empates. O fato é que estamos muito, muito melhor do que nos últimos anos, e isso não se deve a outro fator que não seja nosso torcedor. O elenco nos últimos anos era tão ruim quanto este? As últimas gestões de futebol eram tão ruins quanto esta? Nossos adversários estão mais “fáceis”? Pra todas essas perguntas eu tenho uma mesma resposta: Não! O que mudou foi o nosso torcedor. Nosso torcedor aprendeu a torcer, a cobrar. Aprendeu a pedir, e esperar (as vezes até demais) por resultado. Não importa se nosso treinador treina a semana inteira com um time e coloca outro em campo. Não importa se nossa atual gestão é uma “nhaca”.
O torcedor se adaptou a cada fase que o Furacão passou, e hoje, assim como nosso treinador, se vê na condição de cobrar e enxergar o time responder em campo – dentro ou fora de casa.
Algumas coisas me apontam ao Paulo Baier. Hora ganhamos com ele, hora ganhamos sem ele. A tal da Baierdependência tem ficado cada vez menos evidente, e isso nos remete a talvez, repensar escalações. Ainda que ele seja um jogador que desequilibre, onde, em um lance tem potencial para mudar uma partida! De nos dar aquele “algo mais”.
Não quero esquentar minha cabeça com isso. Carpa já mostrou que é boleiro. E qualquer cornetada hoje é sinônimo de queimar a língua amanhã. Ele pode muito bem ter essa dor de cabeça por mim (é muito bem pago pra isso!).
É uma semana importantíssima, que diz muito (muito mais ainda!) sobre as pretensões do Furacão nesse campeonato. Duas partidas de seis pontos. Uma na Arena. Hoje! E outra no Engenhão, aqui na vizinhança! Contra o “acertadinho” (porém irregular) time do Botafogo. Temos plenas condições de conquistar os seis pontos nessas duas partidas. E o mais importante, manter a humildade, pois não tem nada conquistado ainda! Vamos fazer uma grande festa nos dois jogos. Tenho certeza!
Os jogadores que hoje defendem o manto sagrado tem o dever de escrever mais um capítulo dessa história. Que esperamos, ter um parágrafo feliz.

Sempre Furacão.

Nenhum comentário: