quarta-feira, 4 de agosto de 2010

BNDES libera empréstimo, mas não aceita potencial construtivo da Arena


O prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, e o governador do estado, Orlando Pessuti, foram até a sede do BNDES, no Rio de Janeiro, para acertar o empréstimo de R$ 100 milhões para as obras da Arena da Baixada. De acordo com a Agência Estadual de Notícias, o banco liberou o dinheiro, mas não aceitou o Potencial Construtivo como garantia, em respeito a normas do Banco Central.

Para confirmar o empréstimo para o estádio rubro-negro, a construtora responsável pela obra terá que apresentar as garantias ao banco. Nos próximos dias, o governador e o prefeito irão convocar reunião com o presidente do Clube Atlético Paranaense, Marcos Malucelli, para discutir os detalhes do financiamento pelo Programa BNDES de Arenas para a Copa do Mundo de 2014 (ProCopa Arenas).

O presidente do Atlético, Marcos Malucelli, disse à rádio Banda B que o clube mantém a mesma postura de não se endividar para concluir a Baixada pelos encargos da Fifa. "Eu não mudei absolutamente nada, continuo com a mesma posição. O Atlético vai arcar com o custo para terminar a Baixada sem os encargos da Fifa. Nós não vamos nos endividar para financiar obras de Copa do Mundo. A Copa é da cidade, do estado, não é do Atlético. Se o governo não viabilizar o financiamento dessas obras a Arena não sediará a Copa", disse.

Malucelli disse ainda que o empréstimo do BNDES geraria um enorme trabalho para o Atlético, pois o banco não financia clubes de futebol, e o dinheiro teria que ir para uma construtora. "A própria construtora teria que dar os títulos do Potencial Construtivo, isso não passaria pelo Atlético. Não queremos esse potencial, não somos do mercado imobiliário, lidamos com futebol", explicou.

Sobre o polêmico Potencial Construtivo, o dirigente explicou exatamente como é esta proposta. "O Potencial Construtivo são títulos que a prefeitura emite para as construtoras que desejem construir algo em algum terreno. Por exemplo, para construir um prédio de 15 andares em uma região que só permite 10 andares, é preciso comprar o Potencial Construtivo da prefeitura que serve como autorização da obra".

No entanto, Malucelli diz que é uma saída que certamente endividaria o Atlético: "Isso é uma coisa muito teórica, na prática não é bem assim. É difícil vender esses títulos, tem pedágio e outras coisas envolvidas. Enquanto eu estiver na presidência não vou deixar o Atlético cair nessa, isso é um endividamento certo, é um ônus muito grande para o clube".

Coritiba

Durante a semana, o presidente do Atlético cogitou a possibilidade do Furacão usar o estádio Couto Pereira durante as obras na Baixada, e disse que caso a diretoria alviverde não autorizasse, a CBF poderia obrigar o Coritiba a emprestar o estádio ao rival.

Hoje, Malucelli explicou o que quis dizer e falou sobre esta situação: "Eu não tive contato nenhum com o Coritiba porque ainda estamos indo atrás da solução do Atlético. Eu não estou pedindo nada ao Coritiba, eu fiz um comentário só. Dos estádios daqui, só nos resta ir atrás do Coritiba mesmo. No futuro, se a Arena for o estádio da Copa, vamos atrás do Coritiba. Se formos apenas concluir nosso estádio, não vamos precisar disso".

CBF

Durante a tarde, Pessuti e Ducci se reuniram com o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, que garantiu que Curitiba será sub-sede da Copa de 2014. "Teixeira lembrou que, quanto antes tivermos o estádio concluído, melhor, pois antes do Mundial teremos amistosos da seleção brasileira e a disputa da Copa das Confederações, em 2013", explicou Pessuti.

Nenhum comentário: