sexta-feira, 23 de julho de 2010

Justiça no futebol. Por Diogo Rodrigues Manassés

Ela inexiste, sabemos. Segundo Ulpiano (jurista romano), justiça é a “vontade perpétua e constante de dar a cada um o que é seu”. No futebol não é dado a cada um o que é seu (caso contrário, receberíamos o caneco do Brasileirão de 2004, por exemplo). Ainda assim, existe grande clamor popular, por parte dos admiradores do futebol de qualidade, de tornar as partidas mais justas. A começar pela arbitragem.

Como devem ter visto, eu enviei um e-mail ao Ouvidor da CBF, após constatar erros reiterados contrários ao nosso amado Furacão. A resposta? Diversas normas administrativas, num e-mail impessoal que, a princípio, pouco adiantou. Era papel da diretoria, não acham?

Juca Kfouri afirmou que Carpegiani tinha razão ao reclamar das injustiças. A arbitragem é que as trouxe. Justiça é uma vontade, um ideal, um eterno devir. Pois bem: que não seja a arbitragem a agir na contramão deste reclamo, mas que ela atue tentando concretizá-lo. Apenas isso.

O jogo contra o Santos é exemplo de resultado quase justo (Alex merecia aquele gol, Baier também merecia marcar, e mesmo Neymar, que foi esforçado). A justiça foi a vitória e os 3 pontos, gratos, não-tão-esperados, mas muito felizes. Fiquei muito satisfeito.

O time apresentou alguns erros, está longe do ideal (até pelos desfalques), mas Carpegiani o melhorou consideravelmente. Ele erra algumas vezes, mas tem noites felizes como a de quarta-feira. Vi um time em campo, jogando junto, com raça e razoável qualidade. Todos atacam todos defendem, e competentemente. Esse é o futebol moderno. Esse é o Furacão que queremos ver. A derrota faz parte dos 3 resultados possíveis, mas queremos um mínimo de justiça. Não é pedir muito. Que a garra do elenco permaneça.


4 comentários:

Anônimo disse...

Comentário fraco e sem qualquer fundamento! tem que melhorar seus "colunistas" Cadu.

Blog Espaço Atlético disse...

Caro leitor anônimo, respeito sua opinião. Os textos agradam a,b,c,d mas não agradam f,g,h...O mundo é assim mesmo, nem Jesus agradou a todos, não é? Mas quero dizer, que o Diogo é uma baita colunista, escreve com propriedade e tem aprovação de mais de 93% dos leitores!
Abraço e fique a vontade pra mandar um texto pra nós... será um prazer conhecer seu conhecimento de futebol e sobre o Atlético!

CELIOMMS disse...

Falou tudo Cadu,nem sempre podemos agradar à todos, e ainda vc utilizou o exemplo mais forte possível,parabéns! Grande abração!

Diogo disse...

Já dizia Nelson Rodrigues que "toda unanimidade é burra". Não sou unanimidade, e acho legítima a sua manifestação. Aceito como crítica construtiva.

Por outro lado, dizer que algo é "fraco e sem fundamento" é uma crítica rasa, não concorda? É o mesmo que dizer que um jogador é ruim. Em que sentido? Criticar por criticar é que é fazer um comentário "fraco e sem fundamento"... Mas agradeço a participação.