quinta-feira, 28 de janeiro de 2010


O Atlético jogou um péssimo futebol contra o Cascavel e acabou no empate sem gols.
Saiba como cada jogador se desempenhou.
  • Neto: Fez a sua parte e bem feita. Com boas defesas, passou total tranquilidade para o restante do time. NOTA: 6,0
  • Manoel: Um grande zagueiro, mas como lateral direito não se deu bem. Não é que ele seja ruim, mas ele não tem a mínima noção de jogar por lá.
    O jogador é um zagueiro de explosão e não um jogador de velocidade. Um desperdício total mantê-lo na lateral. NOTA: 4,0 ( Por jogar na lateral onde não sabe jogar. Mas como zagueiro é um grande jogador)
  • Rhodolfo: Não foi muito requisitado no jogo. Com simplicidade fez a sua parte. NOTA: 5,0
  • Chico: Atento e firme na marcação. Sem complicar em nenhum lance. NOTA: 5,0
  • Alex Sandro: Muito apagado na partida. Trombou no meio de campo com Valencia e com Alan Bahia: NOTA: 4,5
  • Valencia: Bateu cabeça com Alex Sandro o primeiro tempo inteiro. Na marcação não complicou. NOTA: 4,5
  • Alan Bahia: Errou inúmeros passes e com péssimo posicionamento em campo, bateu cabeça o jogo inteiro. Se no último jogo Alan Bahia foi bem, diante do Cascavel ele não foi nem de perto o jogador contra o Serrano. NOTA: 3,5
  • Netinho: Pouco fez na partida. Era o homem de criação do time, mas não fez absolutamente nada. Errou todos os cruzamentos e lançamentos. NOTA: 2,5
  • Márcio Azevedo: Esforçado como sempre, mas sem nenhuma jogada que chamou atenção. NOTA: 4,5
  • Marcelo: Deu pena ver o jogador na partida de ontem. Marcelo é um jogador muito esforçado e com um faro de gol apurado, mas infelizmente com o esquema tático que Lopes montou, o jogador pouco apareceu. NOTA: 4,5
  • Bruno Mineiro: Se movimentou bem, mas a bola pouco chegou no ataque. Culpa do meio de campo que bateu cabeça o jogo inteiro. Bruno ainda tentou buscar a bola no meio, mas esteve muito bem marcado. NOTA: 4,5
  • Tartá: Mostrou que é um velocista e de boa técnica. NOTA: 5,0
  • Wallyson: Entrou faltando 28 minutos e não fez absolutamente nada. NOTA: 2,5
  • Bruno Furlan: Esse sim entrou mostrando que quer ficar no time. Em poucos minutos deu uma nova movimentação no ataque atleticano. NOTA: 5,0
  • Técnico Antônio Lopes: Errou em colocar Manoel na lateral direita. Não dá pra entender o motivo dele manter dois laterais de ofício, no banco de reservas.
    Será que ele não lembra que Raul e Gerônimo jogam na lateral direita?
    Lopes inventou e não teve humildade de arrumar a besteira que fez. O feijão com arroz é o mais simples! Era só ter colocado o garoto Raul na lateral direita e tirado um volante.
    Lopes precisa ser mais simples na escalação do time. Muita invenção pode custar até o cargo do treinador! Sei que é cedo eu falar isso, mas se continuar assim isso em breve acontecerá! NOTA: 2,0

6 comentários:

Diogo disse...

O Atlético foi um amontoado de jogadores. Só não levou baile porque o Cascavel é limitado - só não tão limitado quanto o Serrano, um dos piores do PR.

O esquema não foi 3-5-2, não foi 4-4-2, não foi 3-6-1, não sei descrever. Isso porque Manoel, excelente zagueiro, atuou como lateral-direito (posição em que é fraquíssimo), mas, quando necessário, voltava como zagueiro. Manoel é bom zagueiro, de porte e categoria. Lateral deve ser rápido e saber atacar, duas características praticamente ausentes no Manoel.

O time era obviamente manco. Pela esquerda, vários jogadores, e bons (Azevedo, Alex Sandro, Netinho, Valencia), se acumulavam, enquanto que a direita ficou carente (Bahia, que se esforçou, mas foi fraco, e Manoel). Notem que as melhores jogadas (únicas boas) do Cascavel eram pela direita deles - nossa esquerda.

É fato, Lopes foi teimoso. Ele sabe que não temos um lateral-direita decente (Raul Lopes deu chance, mas desistiu; Gerônimo ouvi falar que é excessivamente faltoso), e decidiu improvisar. Colocou Marcelo, e foi criticado. O atacante se esforçou, mas é limitado como lateral. Agora tentou Manoel. Acho bem provável que, no próximo jogo, ele tente outra improvisação. Outra teimosia foi povoar o meio de campo, que ele achou que seria "excepcional" (palavras do Delegado). Não o foi. Bahia esteve mediano, Netinho sabemos que é fraco, Valencia não foi bem (perto do que sabe), Alex Sandro esteve perdido, e, a meu ver, apenas Azevedo conseguu jogadas - o que não adiantou, foram boas mas não o suficiente.

A zaga não comprometeu, mas o meio de campo povoado de jogadores pela esquerda é evidentemente ruim. É o mesmo que um time (profissional) só de garotos. Ou só de veteranos. Um time precisa ser heterogêneo, ter jovens e veteranos, jogadores destros e canhotos, ofensivos e defensivos, e assim por diante. Sabemos que Rhodolfo e Chico são fraquíssimos, mas tiveram bom amparo quando necessário (seja pelo goleiro, seja pelos jogadores de defesa e marcação (Manoel, Azevedo e mesmo o Valencia). Sem contar que o ataque da Cobra não era matador.

No segundo tempo o Atlético foi um pouco melhor, mas por estar em melhor preparação física. O time do Cascavel estava exausto, não corria nem um quinto do que correu (e marcou) no primeiro tempo.

O ataque foi esforçado, mas a bola pouco chegava. Marcelo deixou bastante a desejar, se comparado ao Bruno Mineiro (que ao menos buscou a bola), mas tem potencial e não pode a ele ser atribuída a culpa - aliás, o ataque não teve culpa, exceto em lances específicos. Mentira. Wallyson teve culpa, perdeu um gol fácil. Novidade? Bruno Furlan é outro que se esforçou, mas entrou no final e não pode produzir.

Neto fez defesas razoáveis (afinal não teve grande cobrança), mas começou mal - tentava ligação direta, mas não deu certo. Aliás, Neto precisa treinar reposição de bola. É o aspecto em que o jovem goleiro é mais fraco. Mas, claro, tem potencial, e tem se mostrado melhor que o Galatto na atual fase.

Tartá foi destaque positivo. Entrou, correu (bastante, por sinal), e tentou. Pode ser útil. A meu ver pode ser melhor substituto de Baier que Netinho.

A baierdependência pode ter voltado (o que não significa que não será contornada!!). Netinho e Bahia deveriam criar jogadas, o que não ocorreu. Os melhores lances foram de bola parada, e poucos.

Para apimentar, é possível que apenas eu pense assim, mas o árbitro foi caseiro. Nada extremamente comprometedor, mas, na dúvida, ia para o time da casa. Ainda assim, mesmo se ele favorecesse o Atlético, não adiantaria. O resultado foi justo.

Diogo disse...

(Continuando:)Espero que isso sirva de aprendizado para o Delegado. Lopes é magnífico técnico (a meu ver, um dos melhores do país, em atividade). Entretanto, errou ao improvisar Manoel na LD. Errou ao povoar o meio de campo, e com maioria de jogadores canhotos. Ainda assim, entendo o lado dele, sabendo que tem time limitado, espera encontrar uma revelação numa nova posição (como aconteceu com o Nei, excelente líbero, LD mediano). A posição mais carente é a LD, e, sabendo que não terá mais reforços (ao menos de imediato), e sabendo da limitação dos que tem, improvisa. Isso tudo sem contar que tentou colocar ótimos jogadores no meio de campo, mas muitos - Alan Bahia, Valencia, Alex Sandro, Márcio Azevedo (e Netinho, que é um "mal necessário", é preciso um camisa 10). Não deu certo. Se houvesse um excelente LD talvez desse. SE.

O resultado, como eu disse, foi justo. Estou certo que Lopes vai encorpar o time. Algo será feito, não necessariamente em termos de mudança de jogador, mas em posicionamentos. O paranaense já está distante (em termos de título), o que vale agora é tentar montar um bom elenco titular, e jogar. E a nós torcer, mesmo em um time que já sabemos que terá fraquezas, antes do jogo. SRN (e peço desculpas pelo comentário gigantesco, se alguém chegar até esta linha rsrs).

Marcelinho disse...

Diogo, vc é que é colunista né? Ou vc é outro Diogo?
Então, seja qual Diogo for quero dizer que concordo com o q vc escreveu, apenas ao comentar do Neto, acho que ele não tinha alternativas pra sair jogando. A zaga fica na frente dele, os laterias recuados e o meio totalmente tomado por jogadores da serpente. Sendo assim ele chutava a bola para os atacantes. Aliás os lançamentos que ele fez quando não ia no peito dos atacantes, éle lançava a bola para eles correrem nas pontas!
Mas só isso que não concoredo, o resto foi perfeito!
abração

Diogo disse...

Sim, sou o mesmo rs

Ele, a meu ver, teria várias alternativas Marcelinho. Podia sair jogando (raro de acontecer, e perigoso, claro), podia chamar alguém etc. E, não sei se você notou, ele pedia para a zaga se afastar. A intenção era boa, mas o efeito era péssimo, o Cascavel acabava ficando com a bola quase sempre. Teve, por sinal, uma sequência assim. Mas Neto tem grande potencial.

De qualquer modo, não foi Neto que comprometeu nesse jogo. E espero que não seja ele, nem ninguém, no próximo. Abraços.

MAYARA disse...

TIME DE BOSTA!!!PAREBÉNS PELO BLOG!!! TÁ MUITO INFORMATIVO E COMPLETO!!!

Anônimo disse...

Que bela chegada Mayara! Pra mim, Alan bahia foi o mesmo..Horrível! Joly Jr.