terça-feira, 1 de setembro de 2009

Especial para quem esteve longe. Por Diogo Rodrigues Manassés


1) Saída de Nei: Uma grande perda. A torcida gostava do jogador, ele era muito empenhado (um dos maiores “lutadores” em campo, certamente) e era um dos versáteis. Essa é uma visão pessimista. Podemos adotar uma visão otimista (com o detalhe: os dois posicionamentos, otimista e realista, tem um fundo de verdade, o que falo não é mentira, o importante é qual argumento pesa mais para você, leitor): reclamava de jogar improvisado, quando na realidade não era tão bom como lateral-direita (mas sim como líbero); e estava pedindo um salário além da capacidade do time (até que ponto valeria à pena?).

2) Marcelo na lateral: O Atlético conta com dois laterais na ala direita: Gerônimo e Raul. Aquele é quase desconhecido (ou seja: perigo!), este é (a meu ver) fraco, apesar de conquistar a torcida de um modo geral (não compreendo o porquê). Sabendo que os dois teriam desempenho duvidoso, Lopes, com toda a sua sabedoria em futebol, resolveu tentar o atacante Marcelo como lateral-direito improvisado. Em 2005, Levir Culpi já tinha feito isso, com o time da época (ou 2004, não estou certo). A atitude faz uma escalação mais de ataque – o que, diga-se de passagem, sempre foi o perfil do Furacão (nunca jogamos na retranca, exceto em 2009). Se Marcelo for razoável, acho uma ótima ideia.

3) Saída de Wesley: Jogador que deixou viúvas. O Santos não o liberou para voltar para cá. Sou um dos poucos que não gosta do jogador como a maioria: para mim, ele é o típico “pipoqueiro” e fominha. Ainda assim, reconheço que pode fazer falta: era versátil (como o Nei), bem ou mal podia ajudar em várias posições. Prefiro pensar que podemos nos virar bem sem ele.

4) Ingresso do meia Tartá, do Fluminense (empréstimo de um ano): Posso me equivocar, mas creio que ele veio para suprir a ausência do Wesley. Os dois têm um estilo semelhante de jogo: de velocidade e qualidade nível médio. Por ironia, a mídia paranaense divulgou que ele estava na lista que o Lopes queria; enquanto que a carioca disse que o jogador não fazia partes dos planos do Cuca (semelhante à lista dos que não fazem parte dos planos do Atlético, como o goleiro Vinícius).
Acompanhem meu raciocínio: se ele não é titular no Fluminense, não vejo motivo de ele ser sequer reserva aqui (quanto menos titular). O tricolor carioca tem história e títulos, é verdade, mas fez uma campanha pior (não muito, lógico) que a nossa.
Pode até ser que Tartá seja um bom jogador (tomara!), mas não é o tipo de reforço que eu esperava.
Obs.: Preciso lembrar que reforço é diferente de contratação: esta serve para preencher lacunas do banco; aquele entra para ser titular e ajudar o time na busca de um bom desempenho.

5) Saída de Marcinho: Incoerentemente, deixou viúvas também (digo porque a massa o criticava, afinal, ele só teve apresentações razoáveis na reta final). Foi importante em 2009, fez gols e muito ajudou, mas aquele era o time de 2009. Quero crer que 2010 terá um elenco melhor: mais preparado e de melhor qualidade com as contratações. Em outras palavras, Marcinho faria falta no elenco exatamente como o de 2009, mas espero que não no de 2010.

6) Roma “assediando” Márcio Azevedo: Outro titular que tem possibilidade de sair, e o primeiro que afirmo que seria uma perda enorme. Primeiro porque não tem titular à sua altura para a posição (Alex Sandro virou volante, e como lateral-esquerdo para mim é fraco, não vale meio Azevedo). Além disso, leva o time muito para o ataque. Por fim, é grande guerreiro e é querido pela torcida.
Resumidamente, o Roma queria um empréstimo do jogador por um ano, por um valor irrisório. Bolicenho disse que era pouco, e que ele só sai por 3 milhões de euros, e vendido (não emprestado). Se o Roma disser que paga esse valor, vamos dizer adeus ao lateral.

7) Pré-temporada em concentração em janeiro: Boa ideia, até porque os times do interior treinam desde novembro. Ainda assim, penso que a diretoria está levando a concentração a sério demais, como se fosse garantir um time bom. O jogador pode estar em ótima condição física e concentrado, mas boleiro é boleiro, perna-de-pau é perna-de-pau. Concentração e treinos físicos não ganham jogos, ao contrário, são auxílios. Se tivesse de escolher entre qualidade técnica e boa condição física, prefiro a primeira (lógico que o ideal é ambas).

8) Opção de dois times para o início da temporada: Assim como o Corinthians, o CAP terá dois times, que não “reservas” e “titulares”. O primeiro, comandado pelo Delegado teve a seguinte escalação: Galatto; Rhodolfo, Vanegas e Pablo; Marcelo, Valencia, Alex Sandro, Paulo Baier e Márcio Azevedo; Bruno Forlan e Jorge Serna. O outro, treinado pelo Lopes Jr., teve como titulares: Neto; Manoel, Fransérgio e Bruno Costa; Raul, Gerônimo, Renan, Netinho e Chico; Wallyson e Patrick. Sou contra times mistos, mas Lopes merece nossa confiança.
Acabou de sair a notícia de uma provável escalação: Neto; Raul, Manoel, Rhodolfo, Chico e Márcio Azevedo; Renan, Alex Sandro e Paulo Baier; Wallyson e Patrick. Se assim for, será um elenco menos ruim, mesmo que misto.

9) Supermando: Ao que parece, ainda não está 100% certo, mas o campeonato paranaense funcionará assim: quem ficar em primeiro na primeira fase joga todas as partidas em casa; os outros (todos, ao contrário de antes) ficam em condição de igualdade. Em outras palavras, o primeiro lugar da primeira fase tem uma vantagem gigantesca (até mesmo econômica!) e dificilmente não será o campeão. Se o CAP for jogar com os reservas, tem grande chance de não ser o primeiro, então possivelmente não será o campeão.

10) Goleiros: Os goleiros da base (Renan Rocha e Jean Carlos) permanecem no time, como reservas. Neto será o titular (essa é a única certeza na escalação de domingo) daqui para frente. Galatto teve uma (boa) proposta para jogar na Bulgária, mas acabou não achando boa ideia, depois de discutir com sua família. Resultado: ele fica aqui, provavelmente como reserva do Neto – este, entretanto, não é titular garantido ainda, sem contar que, se tiver mal desempenho, há grandes chances de contratarmos um novo goleiro (se for bom, será o titular por muito tempo). Vinícius, que não faz parte dos planos do rubro-negro, pode ser negociado para a Bulgária (não somente ele), no lugar do Galatto. Especula-se que o Neto será titular apenas no paranaense, e para o Brasileirão o CAP vai contratar o goleiro Edson Bastos (sim, do Coxa). Se ocorrer, acho ótimo (a não ser que Neto se revele um grande goleiro, o que é precipitado dizer).

11) Palmeiras “assediando” Manoel: Eles estavam realmente interessados. Iam contar até mesmo com a ajuda da Traffic, mas Bolicenho garantiu que ele só sai se for comprado para a Europa. Deste modo, até julho ele fica com certeza.

12) Três colombianos: Valencia permanece em 2010, mas acho possível que ele saia.
As duas primeiras contratações do CAP foram os colombianos Jorge Serna (atacante) e Samuel Vanegas (zagueiro, estilo xerife). Os dois vieram para dar experiência ao time, pois possuem mais de 30 anos. Serna eu sei que já foi um grande jogador, mas não sei se joga como titular. Se jogar o que sabe, pode ser um ótimo atacante. Vanegas tem grande chance de ser titular junto com Manoel, é experiente e tem qualidade.
Os dois, a meu ver, vieram para não alegarmos que não houveram contratações. Não aposto em nenhum ainda, mas creio que Vanegas pode ajudar muito. Vale lembrar que vieram por indicação de Borba Filho (grande olheiro) e tiveram a aprovação de Leandro Niehues. Bons antecedentes, eu diria...
Nenhum dos três jogará na estreia: os novos porque não tiveram a documentação acertada ainda para trabalhar aqui; Valencia porque precisa aprimorar sua condição física.

13) Claiton ainda não recuperado: Ele já anda sem muletas, mas não tem a mínima condição de jogar, ainda. Talvez em março ele volte. Para mim volante nessa condição nem conta como do elenco.

14) Alan Bahia no elenco: O Grêmio tentou, mas, como a oferta foi baixa, ele ficará, ao menos para o paranaense. Penso que Alan não ficará muito tempo (até porque seu salário é bem alto), apesar de ser sua vontade, mas pode ajudar muito. É um dos nomes mais importantes, sem dúvida.

15) Alex Mineiro: Enquanto os outros estavam de férias, ele voltou para MG mas continuou se cuidando, no aspecto físico. No paranaense veremos se ele volta a jogar o que sabe – se isso ocorrer, teremos um bom ataque. Caso contrário, há grandes chances de seu contrato ser rescindido.
Uma notícia triste é que ele fará uma artroscopia no tornozelo, portanto ficará 3 semanas sem poder treinar. Mal sinal...

16) Em vez de contratar, “repatriaram”: Além do Gerônimo (lateral-direito, como já disse), a opção de Malucelli e Bolicenho foi, em vez de contratar, trazer velhos nomes (da base), mas mais experientes, alistando também Kaio, um meia. Acho que vieram para ficar no banco.

17) Atlético mais experiente em 2010: O Delegado reclamava que em 2009 o time era muito jovem. Em 2010 a situação mudou: Alex Mineiro, os colombianos novos, Claiton (que ainda não joga), Kaio, Baier e Alan Bahia compõem o elenco, para, por idade e/ou experiência externa, auxiliar os garotos da base que jogam.

18) Ataque numeroso: Temos 6 atacantes. São eles: Alex e Bruno Mineiro, Serna, Marcelo, Patrick e Wallyson.
Wallyson: possui muitos fãs, mas acho que ele não tem muita vontade nos jogos. Para mim, pode sair do elenco. Ainda assim, tem grandes chances de ser titular.
Patrick: é esforçado, mas ruim. Jogador que não joga bem pode ter boa condição física, e até melhorar, mas ele não tem cacife para ser titular no ataque do Clube Atlético Paranaense.
Marcelo: razoável. Pelo visto, como eu já disse, jogará improvisado na lateral-direita.
Serna: Foi excelente, não sei hoje em que condição está. Acho que será reserva, mas pode ajudar um pouco. Só será titular, creio, se os seguintes decepcionarem.
Alex Mineiro: Sabemos que é um grande artilheiro. Ele merece nosso voto de confiança: jogará no paranaense e, se voltar a jogar como antes, vai ser titular. Com a cirurgia a situação complica, mas, se ele pode voltar a treinar em 3 semanas, não deve ser tão sério.

19) Bruno Mineiro: deve ser “A contratação”, ou “O reforço”. A expectativa sobre ele é enorme, e ele teve uma excelente temporada em 2010. Dos novos jogadores, é o que eu aposto. Se jogar como no Náutico, certamente será titular e vai ser um excelente atacante, ao lado do seu amigo Alex Mineiro.
Sua contratação foi uma novela, prefiro não narrar a história toda. No fim das contas, a multa de 500 mil reais passou para a metade, paga à vista. Bolicenho foi para MG para assinar, e Bruno ficará por três anos, com possibilidade de prorrogar por 1 ano o contrato.
Um detalhe interessante é que, apesar de o América Mineiro (ex-“dono” do jogador) ter aceitado um valor bem menor, ficará com 10% dos direitos, no caso de uma eventual transferência. O que mais pesou foi sua vontade de jogar no CAP, pela estrutura e seu amigo Alex (e até mesmo o empenho do empresário Max Vianna, que muito ajudou o Furacão).
Nosso ataque, com os 6 ficará com um bom número. Quanto à qualidade, considero, por enquanto, apenas Bruno realmente bom. Os outros precisamos ver jogar em 2010. Acho que um dos mais novos (Wally, Patrick e Marcelo) podia ser emprestado a outro time, e vir outro atacante jovem. Ouvi boatos que o rubro-negro queria negociar a vinda de Obina. É o tipo de atacante que precisamos, a meu ver.

20) Elenco no geral:
a) Atacantes: Precisamos de mais um, mas está razoável. Os titulares para mim são Alex (se voltar a jogar, caso contrário, Serna ou Wally) e Bruno Mineiro.
b) Meias: Veio Tartá, veio Kaio, e permaneceram Baier (possivelmente, de novo, o melhor do time) e Netinho. Precisamos ver os dois primeiros jogando, mas o Maestro com certeza será titular durante o ano (não no primeiro jogo, preciso alertar). Netinho para mim podia ser envolvido em uma troca.
c) Volantes: São em número de 7, de níveis diferentes. Alan Bahia é excelente, mas creio que ficará pouco tempo. Alex Sandro serve para banco, apenas. Claiton ainda não conta, pois não joga. Deivid devia ser negociado, por empréstimo. Fransérgio, idem. Renan por mim podia ser vendido, creio que não tem vontade em jogar no CAP – pois certamente mostra mais vontade na Seleção. Valencia é titular, mas é limitado.
d) Laterais-esquerdas: Estamos apenas com Márcio Azevedo, e ele pode sair. Precisamos (urgentemente!) de um, mesmo que reserva. Azevedo é excelente, e titular no Furacão.
e) Zagueiros: São 5. Vanegas creio que será titular. Manoel, sem dúvida também. Rhodolfo normalmente é titular, mas para mim é ótimo – como reserva. Chico é esforçado, mas limitadíssimo. Bruno Costa pode ser bom no futuro, mas tem muito a aprender.
f) Laterais-direitas e goleiros: Já falei antes.
g) Melhor escalação com esse elenco: Logicamente, quem decide é o Delegado, e tenho plena confiança nele. A minha escalação seria (com quem temos de disponíveis): Neto; Marcelo; Manoel e Vanegas; Márcio Azevedo; Alan Bahia e Valencia (depois talvez Claiton no lugar do colombiano); Baier e Tartá (ou Kaio, ou mesmo Claiton, ou seja, três volantes e um meia); Alex (ou Serna, ou Wally) e Bruno Mineiro.

21) 2010: É mais um ano com uma diretoria prometendo títulos. O primeiro (Copa São Paulo) já perdemos, mesmo sendo de futebol de juniores. O paranaense é obrigação. No Brasileirão com esse time creio uma jornada mediana. Copa do Brasil é um sonho, com mais um meia e um atacante poderíamos ter bom desempenho.
Destaco apenas um problema: futebol é competição, o jogo é contra outros times, não contra si mesmo. Assim, o CAP não está em situação tão boa, pois, no paranaense, os times do interior (que podem surpreender) têm treinado há muito tempo; e no brasileiro os times do eixo estão montando um bom elenco.
Ainda assim, com Lopes no comando técnico e Riva Carli como preparador físico, prefiro esperar um 2010 razoável. Não me iludo a ponto de pensar em título da Copa do Brasil (ao menos ainda, pois alguns jogadores podem surpreender positivamente), mas também não sou pessimista a ponto de já achar que seremos rebaixados. O tempo responderá melhor que eu.

2 comentários:

CELIOMMS disse...

Panorama incrível grande Cadu!Showw demais,vc focou todos acontecimentos com precisaão! Parabéns!

Anônimo disse...

Parabéns CADU. Bela explanação e com certeza, independente das opiniões, devemos torcer juntos para o sucesso do FURACÃO em 2010. Sinto cheiro de conquista(s) em 2010; Copa do Brasil, Brasileiro ou Libertadores... Joly Jr.