quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Curitiba aprova lei para cadastrar torcedores

O projeto que obriga a identificação de torcedores em todos os jogos da capital foi aprovado na primeira sessão de votos ontem na Câmara Municipal de Curitiba. A iniciativa é dos vereadores Tico Kuzma (PSB), Roberto Aciolli (PV) e Juliano Borghetti (PP) e será votada em segundo turno nesta quarta-feira. Além de identificar vândalos, facilitando a punição, o objetivo é manter o ambiente esportivo saudável para receber famílias, que não precisarão deixar de acompanhar seus times.
“Assistimos cenas lamentáveis, que nos envergonharam. Sabemos que a violência nos estádios não é de hoje e nem uma preocupação somente de Curitiba”, lembrou Kuzma.
Caso seja aprovada em segunda votação, a proposta segue para o Executivo e, sancionada a lei pelo prefeito Beto Richa, entra em vigor no prazo de 90 dias após a data da publicação.
A proposta é que a identificação dos torcedores seja feita no ato da compra dos ingressos e obrigatória aos estádios com capacidade para mais de 15 mil pessoas. Quem comprar ingresso deve apresentar documento de identidade e comprovar residência. Além disso, os estádios deverão contar com meio de monitoramento por imagem das catracas e instalar equipamentos de gravação fotográfica do rosto, para identificar os torcedores e relacioná-los com o ingresso adquirido.
“Aqueles que são predispostos a arruaças, ainda que não tenham registros criminais, ficarão cientes da norma e não irão se arriscar. Desta forma, garantiremos maior segurança aos frequentadores e às famílias”, acrescentou Tico Kuzma, que reforçou o fato de Curitiba ser pioneira em votar uma lei com este teor.A proposta teve parecer favorável da Comissão de Legislação, Justiça e Redação e entrou na ordem do dia com o apoio do líder do prefeito, Mario Celso Cunha (PSB).
O vereador e o presidente da Casa, João Cláudio Derosso (PSDB), entenderam a necessidade da iniciativa e apoiaram. Segundo Mario Celso, o prefeito Beto Richa já sinalizou pela sanção da lei. Em apartes, foi predominante o entendimento de que a medida é de extrema importância para prevenir a violência e manter Curitiba como até então é considerada: uma das melhores capitais do País. Conforme o vereador Julião Sobota (PSC), o cadastro já é realizado na Baixada, e de fato controla a entrada de vândalos, garantindo um ambiente mais saudável. ( Fonte: Torcida os Fanáticos)

Nenhum comentário: