terça-feira, 24 de novembro de 2009

Atleticanos de ontem, hoje e sempre. Por Cadu

Salve, salve, maiores do estado. Como já virou rotina, começo escrevendo pra dizer que nosso time não passa por um bom momento. Que estamos com a corda no pescoço e a beira do abismo.
Mas ao mesmo tempo que escrevo isso, logo meu coração bate diferente e minha memória volta ao atlético dos anos 80 e 90.
Fui criado na Avenida Iguaçú, reduto de atleticanos. Graças a Deus aprendi a conhecer futebol ali na querida Praça do Atlético.
Lá dei meus primeiros chutes, lá comecei a entender o que representava o Clube Atlético Paranaense.
Meu pai sempre foi um torcedor fanático e esse meu vício pelo Furacão devo a ele.
Sempre fui um torcedor de frequentar o Caldeirão... desde 1980 quando eu tinha alguns meses, já estava no colo do meu pai escutando nossa torcida cantar e vibrar.
Nessa época, o nosso Atlético era um time muito diferente do que é hoje. Não tínhamos uma Arena, um Ct de primeiro mundo... Mas tínhamos um grande diferencial: A FORÇA DA TORCIDA ATLETICANA!
Nossa Baixada era muito diferente. Um estádio simples, mas confortável. Pequeno mas vibrante!
Domingo era dia de comer pipoca, sonho, refrigerante, sorvetes ( com preços populares ao contrário que acontece hoje) .
Tudo era diferente. Nossa diretoria sabia da importância da nossa torcida e faziam questão de frisar isso. Nosso estádio era simples, mas completo em todos os quesitos!
Tenho muito orgulho de ter feito parte dessa época. Eu sei que fiz muito por esse time! Gritei, pulei e ajudei um time que não era grande se tornar respeitado e temido!
Não importava o lugar que o Atlético jogava. Podia ser no “ Joaquim Américo”, Pinheirão, Couto Pereira. Eu sempre estava ao lado do Furacão.
Já sofri muito com derrotas e principalmente com “ fases ruins”! Mas isso foi um grande aprendizado, pois como meu pai sempre me disse, ATLETICANO SÓ VENCE LUTANDO!
E nossa torcida sempre fez isso pelo Atlético. Lutava com unhas e dentes pra ver o Atlético bem! Fazia de jogadores como PATETA se tornarem heróis!
Muitos podem perguntar: PATETA, quem é esse loco? Pra quem não conhece esse jogador, posso garantir que ele com apenas 1 gol em toda sua trajetória pelo Atlético se tornou herói.
Eles nos tirou de um fria enorme. O Atlético estava em uma sequência incrível de derrotas e empates com nosso maior rival, o Coxa. Simplesmente eram 14 clássicos sem uma única vitória, mais precisamente 3 anos sem saber o sabor de vencer os coxas.
Isso era motivo de chacota. Não tinha um torcedor do coxa que não comentava sobre esse assunto.
Graças ao PATETA isso terminou. Ele recebeu a bola aos 46 minutos, e na saída do goleiro mandou para as redes do coxa. Um gol que teve uma comemoração de título.
Acabava o sofrimento e colocávamos o Atlético no seu devido lugar! Me lembro como se fosse hoje. O estádio Pinheirão lotado e pintado de vermelho e preto. Uma super festa que só foi conseguida graças a raça e vibração de nossa torcida.
Meu filho, que já nasceu na Geração Arena, não teve esse gosto de ver o Atlético crescer. Ele já pegou o Atlético grande e com uma ótima estrutura.
Sempre que conversamos, procuro passar pra ele a realidade do Atlético. A força que nossa torcida tem e o quanto lutamos para conseguirmos tudo o que temos.
Então meu amigos leitores, chegou a hora de mais uma vez pegar esse time no colo e levá-los a glória.
Se fizemos isso com elencos como o de PATETA, porque não podemos repetir a dose!
Vamos juntar todas as gerações de torcedores e juntos numa só voz, incentivar nosso Atlético para mais essa vitória!
Domingo, vamos mostrar que com nossa torcida não se brinca!
“ Nada nessa vida é fácil. Mas se você lutar, as glórias aparecem”!
Vamos mostrar para Cariocas e todos os demais que nossa torcida faz a diferença! E CHEGA DE DIZER QUE DOMINGO NÓS VAMOS PRA ARENA!
DOMINGO NÓS VAMOS É PARA O JOAQUIM AMÉRICO, NOSSA BAIXADA, NOSSO CALDEIRÃO DO DIABO!
Um grande abraço a todos os atleticanos de ontem, hoje e sempre!
CADU

3 comentários:

CELIOMMS disse...

VIVA o Joaquim Américo!Palco de tanto orgulho de nossa torcida!Showw Cadu!Parabéns pela demonstração de amor ao rubro-negro!!

Unknown disse...

Ai que saudades da Baixada! Onde eu assistia os jogos na arquibancadas de madeira! Que não paravam de tremer com a torcida! Onde não haviam tantos torcedores corneteiros ainda! Vamos resgatar isso!!! Parabéns Cadu! É isso aí!

Anônimo disse...

Me lembro de ir na baixada ver o treino do time e escutar o oseas com aquela voz fininha dele dizendo: - pra mim paulo!. Pra mim, a baixada sempre foi, é e sempre será BAIXADA. LA BOMBAIXADA! Temos que fazer o caldeirão tremer, e fazer com os jogadores do botafogo, como fizemos com o Leo Moura do flamengo, que treme na baixada. Aqui é o caldeirão. Não tem conversa. Não culpo os sócios, pois esses ajudam o clube financeiramente, mas acho que assim como eu, que tempos atras já dei e dou minha vida pelo Atlético. Cansei de ir pro pinheirão de inter 2 com a fanaticos, e sendo esperado pelas paquitas lá na frente. Esses "guerreiros" não temos mais. Ao invés de termos o rapaz que mora na vila pinto, e não tem onde cair morto, mais deixava de tomar a pinga dele pra ir ver o jogo do Furacão, hoje temos senhores sentados aplaudindo ou vaiando porque pagaram $$$$$$ para "assistir" ao "espetaculo". Mas, tudo bem. Mais importante que tudo isso, é o ATLÉTICO. Como diria nosso presidente Jofre Cabral e Silva: - Não deixem - nunca - morrer o meu Atlético. E eu fico aqui no "radinho" porque não tenho R$ 140,00 por mês, para eu e minha esposa irmos ver o CAP.