sexta-feira, 5 de junho de 2009

Sicupira

Meia-atacante. O grande ídolo popular do Atlético de todos os tempos.
Ele é o maior artilheiro da história rubro-negra, com 157 gols marcados. Barcímio Sicupira Júnior vestiu a camisa 8 do Atlético durante quase oito anos. Veio para o Atlético em 1968 e jogou até 1975. Era meia habilidoso, dono de gols e lances que encantavam a torcida: voleios, bicicletas, peixinhos, sem-pulos e toques de calcanhar. Por estar na mídia como comentarista, permanece no coração dos rubro-negros.
Antes de vir para o Atlético, despertou interesse do todo-poderoso Botafogo, que já tinha no time alguns dos melhores jogadores do mundo, como Nilton Santos, Didi, Zagalo e Garrincha. Ficou três no Rio e mais outro em Ribeirão Preto.
Sicupira chegou ao Atlético em 1968, para jogar no esquadrão que tinha Bellini, Djalma Santos, Nilson Borges e Dorval, entre outros. Foi artilheiro nos Campeonatos Paranaenses de 1970 e 72.
Foi emprestado para o Corinthians num campeonato brasileiro em que o Atlético ficara de fora e todos os atleticanos viraram corintianos de repente. Foi um exímio batedor de pênaltis. Seu único pênalti perdido em sua história profissional foi contra o Bahia, jogando pelo Corinthians, em 1972.
Com toda essa história, foi campeão pelo Atlético apenas em 1970. Os atleticanos, no entanto, o têm como parte engrandecedora de sua bandeira e de sua notável história.
Sicupira foi eleito para integrar a Seleção dos 80 Anos do Atlético.

Nenhum comentário: