segunda-feira, 22 de junho de 2009

Atlético - Campeão Paranaense de 1936

Mais um título invicto. Novamente o rubro-negro foi inteiramente superior aos adversários. E chegava a uma estatística incontestável. Com apenas 12 anos de existência, em 1936 o Atlético conquistou seu quinto título Paranaense. Além das cinco taças de campeão, o Rubro-Negro já havia conquistado outros três vice-campeonatos. Um excelente retrospecto para um clube tão jovem.
O campeonato de 1936 foi conquistado novamente sem nenhuma derrota e, pela primeira vez, com três rodadas de antecedência. Nossa superioridade foi inquestionável do começo ao fim.
A fórmula escolhida para a disputa da competição foi a de pontos corridos, com jogos em turno e returno. Já havia sido assim em anos anteriores, mas a fórmula foi abandonada em 1935. O Rubro-Negro mostrou sua força logo no Torneio Início, disputado no velho e aconchegante Joaquim Américo, em março daquele ano. Logo de saída goleamos o Savóia por um sonoro 4 a 0 e olha que, em torneio início, os jogos têm apenas 20 minutos. Na semi-final, enfrentamos o Palestra Itália. No tempo normal e na primeira prorrogação ficamos no 0 a 0. Na segunda prorrogação, vencemos por um escanteio. Na final, o adversário foi o Ferroviário e o resultado se repetiu. Só vencemos depois de 40 minutos de jogo, na segunda prorrogação e, mais uma vez, com um escanteio de vantagem.
Mas foi no Campeonato a valer que o Atlético assustou ainda mais os adversários. Foram 12 jogos, nove vitórias e apenas três empates. Tivemos o artilheiro do campeonato (Bento – 10 gols) e a defesa menos vazada (8 gols). E foi em mais um clássico Atletiba que o Rubro-Negro conquistou o título por antecipação. Naná marcou o gol da vitória atleticana, chutando no alto. O goleiro coxa até tentou a defesa, pareceu segurar, mas acabou soltando a bola dentro do gol. O adversário ainda tentou reagir, mas além de um grande goleiro na meta, o Atletico ainda está com a sorte de um grande campeão. Cajú fez defesas inacreditáveis e, quando não pôde alcançá-las, em duas oportunidades, a trave deu conta de evitar o empate.
Éramos novamente campeões, mas o Campeonato ainda não havia acabado e, pra não destoar do resto da campanha, ainda vencemos Britânnia e o Junak nas rodadas finais.

Nenhum comentário: