sexta-feira, 22 de maio de 2009

Atlético - Campeão Paranaense de 1949

1949 mudou a história do Atlético para todo o sempre. Do esquadrão montado para trazer o título paranaense de volta à Baixada da Água Verde, nasceria o apelido de Furacão. Nome que acompanha o Atlético até os dias de hoje e provavelmente o acompanhará por todos os séculos. Foi neste ano que o espírito de luta rubro-negro ganhou mais evidência e a raça passou a ser definitivamente uma marca do clube. A garra, a força e a dedicação da equipe eram tão cativantes, que despertaram a atenção não só da torcida paranaense, mas também de todos os apaixonados por futebol no país inteiro.
De 1948 para 1949, o Atlético ganhou o reforço do artilheiro Neno, ex-Coritiba, que fez questão de vestir o manto sagrado rubro-negro. Neno ao lado de Viana, Rui, Jackson e Cireno são lembrados até hoje como heróis da nossa história.
A força do Furacão foi mostrada muito antes do Campeonato Paranaense começar. No torneio início, chamado II Taça Cidade de Curitiba, a equipe venceu o Ferroviário e o Coritiba. Outro grande resultado foi o empate com o Corinthians, de São Paulo, em 3 a 3. A partida amistosa serviu como preparação ao Atlético e como amostra do que estava por vir.
Quando o Campeonato Paranaense chegou, o Furacão começou a mostrar sua força impiedosa sobre os adversários. No primeiro turno, venceu os seis jogos e marcou 27 gols. No segundo turno, o Rubro-Negro foi ainda mais forte. Logo na primeira partida, venceu o Água Verde por 7 a 3, na casa do adversário. Depois vieram Britânia (4 X 2), Palmeiras (3 X 4), Juventus (4 X 0) e Coritiba (3 a 2). Em todas as partidas, a vitória rubro-negra foi incontestável. Com o título ganho, o Atlético enfrentou o Ferroviário na última partida do campeonato. Tudo já era festa, não havia mais nenhuma motivação que justificasse o mesmo empenho das demais partidas. Assim, relaxados e em clima festivo, os jogadores entraram em campo para fazer número. O Ferroviário aproveitou para entrar para história e venceu o time mais fantástico que o Paraná já havia visto por 2 a 0.
Nos intervalos do Campeonato Paranaense, o Atlético aproveitou para fazer alguns amistosos. Enfrentou o Sete de Setembro, em Minas Gerias, e venceu por 6 a 3. Também ganhou do América Mineiro, que era o campeão estadual, por 2 a 1. O São Paulo, de Londrina, também sofreu com a força atleticana. Perdeu por 8 a 0 em sua casa. E em outubro de 1949, o Atlético fez a primeira viagem internacional de uma equipe paranaense. Foi a Assunção, no Paraguai, e enfrentou o Olimpia (perdeu por 5 a 1) e o Cerro Porteño (perdeu por 6 a 2). Mas foi contra o Nacional que o Furacão voltou a assolar. Venceu por 4 a 1 com gols de Guará, Jackson, Wilson e Viana.
Em 1949, o Atlético quebrou um recorde. Conquistou 11 vitórias consecutivas, tendo marcado 49 gols nas 11 primeiras partidas. Após a conquista do título Paranaense, todos os atletas ganharam o título de Doutores em Futebol. Afinal, a força era tão grande, que a conquista foi dada como certa ainda no final do primeiro turno.


Nenhum comentário: