quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Quem perde gols, perde o jogo!

O Atlético largou em desvantagem no confronto por uma vaga nas quartas de final da Copa do Brasil. Na noite desta quarta-feira (21), o Furacão sofreu um gol logo no início e acabou derrotado pelo Palmeiras por 1 a 0 no estádio do Pacaembu, em São Paulo. Apesar de ter pressionado e criado inúmeras chances de empatar a partida, a pontaria falhou e o placar não se alterou. Além de ter que correr atrás do resultado na volta, os rubro-negros tiveram a sequência de 10 jogos de invencibilidade quebrada.
As duas equipes voltam a se enfrentar por uma vaga nas quartas de final da Copa do Brasil na próxima quarta-feira (28), às 21h50, na Vila Capanema.
Palmeiras marca cedo em bola parada; Atlético cria, mas peca na pontaria
De um lado, o lider da Série B; do outro, um time em alta na Série A. Assim entraram em campo Palmeiras e Atlético, em busca da classificação na Copa do Brasil. Atuais campeões da competição e jogando em casa, foram os paulistas que começaram tomando a iniciativa da partida. E o gol saiu precocemente. Aos três minutos, Vilson aproveitou a cobrança de escanteio e testou da entrada da pequena área para abrir o placar no Pacaembu.
O gol cedo frustrou as expectativas do Furacão e mudou o jogo. Com a vantagem, o Verdão tirou a pressão e começou a administrar a partida, tocando a bola com mais eficiência. Enquanto isso, obrigado a ir para cima, o Atlético encontrava dificuldades em chegar com perigo. Tanto que o primeiro chute a gol foi de Manoel, que se arriscou no ataque e bateu de fora da área por cima da meta.
Aos poucos a partida foi se equilibrando e os rubro-negros passaram a gostar do panorama. Acertando mais os passes no campo ofensivo, as oportunidades começaram a aparecer. Na melhor delas, Dellatorre colocou Marcelo cara a cara com Prass, o atacante tentou deslocar o goleiro e acabou mandando para fora. O próprio Dellatorre levou perigo em um chute de dentro da área defendido com os pés pelo arqueiro.
Até o fim do primeiro tempo, foi o Atlético que jogou. Com mais posse de bola e ofensividade, os rubro-negros só não empataram por falta de pontaria nas finalizações. Recuado, o Palmeiras contentou-se em se defender e sair nos contra-ataques. Nos primeiros 46 minutos, foi a bola parada que definiu o placar: Porco 1 x 0 Furacão.
Furacão segue melhor, pressiona, mas gol insiste em não sair
Em busca do empate logo de cara, o Atlético iniciou a etapa complementar mantendo uma postura ofensiva e se impondo em campo. O pouco espaço para jogar devido ao recuo do Palmeiras, no entanto, dificultou as chegadas à meta adversária. Percebendo isso, Everton foi o primeiro a criar perigo a Fernando Prass em um chute de muito longe que obrigou o goleiro a fazer difícil defesa no canto.
Por volta dos 15 minutos, o Verdão passou a sair mais de trás para não ser pressionado pelo Furacão. Melhorou a situação dos paulistas, mas não evitou o domínio paranaense. Atacando com velocidade pelas laterais, diversas chances claras de gol foram criadas e devidamente perdidas pelos avantes atleticanos. Ederson, em um chute cruzado de dentro da área, e Dellatorre, em um desvio à queima-roupa, foram os que chegaram mais perto do empate.
O “abafa” rubro-negro, porém, perdeu fôlego e o panorama da partida mudou. A partir dos 30 minutos, o Palmeiras deixou de contra-atacar e se postou no campo do Atlético. Apesar de rondar a grande área, os alviverdes não conseguiram passar pela defesa para fazerem Weverton trabalhar. Por outro lado, o Furacão perdeu vários contragolpes preciosos por errar passes no meio-campo.
No final, o jogo ficou movimentado e aberto de vez. Ataque de um lado, ataque do outro, e o gol poderia sair para qualquer time. Apesar de apostar os últimos suspiros no empate, o Atlético viu o Palmeiras criar a última grande chance com Mendieta, que bateu de dentro da área e Jonas tirou a bola já dentro da pequena área, a caminho do gol. O placar, no entanto, não sofreu mais alteração.
A derrota por 1 a 0 no Pacaembu, além de dar vantagem para o Palmeiras no jogo da volta, quebrou a sequência de 10 jogos de invencibilidade do Atlético – foi a primeira derrota na “Era Mancini”.
FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 1 X 0 ATLÉTICO
Local: Estádio Paulo Machado de Carvalho, em São Paulo (SP).
Data: 21 de agosto de 2013, quarta-feira.
Horário: 19h30.
Palmeiras: Fernando Prass; Luís Felipe, Henrique, Vilson e Juninho (Ronny); Márcio Araújo, Wesley, Charles (Eguren) e Mendieta; Ananias (Serginho) e Alan Kardec.
Técnico: Gilson Kleina.
Atlético: Weverton; Léo (Jonas), Manoel, Luiz Alberto e Pedro Botelho; João Paulo, Zezinho, Everton e Elias (Ederson); Marcelo e Dellatorre (Felipe).
Técnico: Vagner Mancini.
Público pagante: 20.856 pessoas.
Público total: 21.935 pessoas.
Renda: R$ 801.315,00.
Cartões amarelos: Mendieta, Eguren (PAL). Zezinho, Jonas, Everton (CAP).
Gols: Vilson (PAL), aos três minutos do primeiro tempo.

Nenhum comentário: