terça-feira, 24 de abril de 2012

ATLEtiba uma final de 2 jogos e muitas repercussões. Por Camila Lopes F. Provenzano

Há tempos eu não assistia um Atletiba tão emocionante. Foi um jogão, e polêmicas à parte, perdemos na hora certa.
Como assim vão perguntar... simples, se ganhássemos esse Atletiba e nos consagrássemos campeões já nessa rodada, teríamos a falsa certeza de que o time está bom. E não está. Invencionices à parte, Carrasco tem feito bom trabalho. Porém( me critiquem se quiserem) em clássicos a gente sempre comete erros infames e infantis, como a expulsão do Guerrón.
Perceberam que sempre temos um expulso em clássico? E não adianta colocar culpa na arbitragem, porque jogo é jogo e se o cara faz uma bobagem tem mais é que ser posto pra fora.
Que a arbitragem da Federação Paranaense de Futebol é fraca, todos nós sabemos.Mas não há de se justificar tudo em cima desse fator.
O grande fator a que nós torcedores, e digo nós Atleticanos e eles, os Coxinhas, temos que ter em mente, é que ATLETIBA é o clássico do Estado, os dois maiores times do Estado somos nós, e não temos tido o devido respeito.
Nem a nossa imprensa nos respeita. Se saímos de Curitiba e andamos pelo interior, será bem difícil encontrar quem torça por nós. E não vou me ater às questões culturais e de colonização, pois conheço que nasceu no interior colonizado por gauchos, tem seu time do Rio Grande do Sul, mas escolheu um time da capital pra torcer, vai aos jogos, tem camisa e etc...
O grande caso é que pela primeira vez na vida os torcedores de verdade tanto rubro negros, quanto alvi verdes temos que nos unir e repudiar essa palhaçada de torcida unica.
Nossos dignissimos governantes querem uma Copa do Mundo, mas não tem a capacidade de ir no problema em si. Temos nosso direito de ir e vir tolhido porque as autoridades (in)competentes não conseguem dominar um problema sem proibir alguma coisa.
Não, eu não aceito que o maior clássico seja jogado às traças por conta de marginais que nem torcedores são.
O ATLETIBA é maior que isso, é o jogo mais importante não é? Vale mais que qualquer jogo de qualquer campeonato.
É o que move o futebol local. O divertido é trollar o adversário mesmo que ele vença. E a contrapartida é igual.
Numa rivalidade saudável faz parte rir, xingar( educadamente), mandar sms ao fim do jogo, mandar emails parabenizando mas sem deixar a piadinha... Quem aqui não tem um amigo ou mesmo parente Coxa? E será que não tem nenhum Coxa amigo ou parente de Atleticano?
E por acaso você sai de casa disposto a badernar ou bater em alguém, ou só sai na vontade de gritar e torcer pelo seu time de coração?
Fizeram a tal torcida única e ficou provado que o problema não é o Estádio, mas o entorno dele. E houveram problemas do mesmo jeito. Infelizmente perto da Baixada, foram identificados Atleticanos provocando arruaça e apavorando a loja de conveniências de um posto de gasolina . Ônibus foram apedrejados, brigas em pontos longíquos do centro foram identificadas. E até agora a Polícia Militar não divulgou o balanço completo pós jogo. Querem manipular pra dizer que houve menos confusão? Quem mora perto de onde as "gangues" se concentram sabem que não foi bem assim.
O que lanço aqui é, o que nós como torcedores e sócios vamos fazer para não deixar que um jogo tão importante não seja tratado como piada?
Quais são as soluções para que os verdadeiros torcedores possam novamente frequentar o estádio, levando seus filhos e os pais, já de idade, que tanto viram Atletibas com torcidas misturadas? O que as torcidas organizadas podem fazer para ajudar a coibir a presença desses marginais? Porque não vou ser hipócrita aqui e acusar as organizadas de serem as culpadas, porque a gente sabe que não são. Nesse ponto há culpa que vem de todos os lados. Não posso generalizar toda a Fanáticos por causa de meia dúzia. ( Vale também para a Império). Mas não vou me ater a isso porque levaria mais duas páginas de discussão...
Deixo a pergunta: o que você como torcedor pode fazer?

--
Camila Lopes F. Provenzano, Esp.

Fisiologista do Exercício

CooperPT Mentorship Graduate

CREF 010989G/Pr
www.biospa.com.br

Nenhum comentário: