domingo, 24 de janeiro de 2010

In Petraglia we trust. Por Everton Furtado

Já dizia Maquiavel em seu livro intitulado O Príncipe "...chegamos assim à questão de saber se é melhor ser amado do que temido. A resposta é que seria desejável ser ao mesmo tempo amado e temido, mas que, como tal combinação é difícil, é muito mais seguro ser temido, se for preciso optar...".
Malucelli com toda a sua generosidade, educação e cavalheirismo, reconquistou o enorme espaço que havia entre o Clube Atlético Parananaense e seus fiéis súditos, os torcedores. Aumentou salários de jogadores, atou laços com pessoas que há muito tempo haviam se rompido; até o Pelé elogiou a sua nova posse na presidência do furacão. Que maravilha não é? Isso tudo não é lindo? O nosso gentleman almoça com nada mais nada menos que Milton Neves, exatamante, aquele que todo atleticano nunca vai se esquecer pelas críticas que fez. Chega a ser tanta nobreza que as vezes me pergunto: como um clube assim joga no Brasil? É jus o seu apelido de Milan brasileiro, pois a educação do nosso time é de 1° classe. Nosso time é tão generoso que ajuda os mais fracos cedendo-lhes alguns pontos. Para mim não existe outra explicação plausível. Devemos agradecer ao nosso líder por tudo que nos fez e continua fazendo? Talvez. Se alguns dos detalhes que acabei de descrever realmente fizerem importância para alguém. Agora, se o real interesse do torcedor, é poder voltar pra casa num domingo, feliz com um enorme sorriso estampado na cara, nada disso do que ele fez nos interessa. Queremos ver o caneco no fim dos campeonatos, queremos ouvir novamente os adversários assumirem que tremem na Baixada e que ali é impossível ganhar. Morando aqui no RS há 4 anos, e a cada ano que passa escutando gremistas e colorados dizerem que não têm mais medo do atlético é horrrível. Eu preferiria levar um tapa na cara do que ouvir esse tipo de comentário.
Petraglia com toda a sua arrogância, excêntricidade e coragem ergueu o Clube Atlético Parananaense em um patamar tão alto e visível, que pode comprovar ao país o real motivo de um clube ser chamado de furacão. Petraglia nunca deu aumento para ninguém. Expulsou jornalistas do nosso centro de treinamento; construiu o estádio mais moderno da américa latina, trouxe patrocinadores de grande visibilidade, títulos de grande expressão. Administrava o clube inteiro com mão de ferro e nunca se curvou para a mídia, pessoas influentes etc... E tudo porque ele não enxergava o nosso clube como um qualquer, ele o via como gigante que é. Colocou nossa casa para sediar o evento mais importante do mundo, e todos nós vimos que ele não fez nada disso bajulando alguém; não precisou se humilhar para alcançar algo. Malucelli mostra que se mata para fazer o que pode. Petraglia comprovava que fazia o que era preciso.
Contradizendo a tudo, neste sábado nosso time venceu a equipe Serrano de Prudentópolis no Campeonato Paranaense. Mas não foi uma mera vitória. Foi uma goleada: 8 x 0. A partida foi estimulante, como há tempos não víamos. Destacaram-se durante o jogo o meia Netinho, que a muito não apresentava um excelente futebol.O lateral Márcio Azevedo, que finalmente conquistou seu merecido gol - após tantas divididas, carrinhos e pancadas. Não posso deixar de falar nos jovens talentos que superaram as minhas espectativas - e acredito que a de todos: Bruno Furlan e Marcelo. Não menos importante, quero mostrar minha alegria agradecendo as "pratas da casa", Valência e Alan Bahia. Meus sinceros parabéns a vocês que fizeram a diferença.
Mas agora resta-nos saber se esse time que vimos golear o adversário será o mesmo time que se apresentará durante todas as outras partidas do Campeonato Paranaense. Esperamos que sim.
E quanto a atual gestão, espero me arrepender de tudo o que escrevi nesta coluna. Colocando as duas gestões na balança qual seria o resultado, o temido Petraglia ou o seguro Malucelli? Repensem isso durante a semana, mas acredito que todos vocês já sabem a resposta!!!!!!!!

9 comentários:

Anônimo disse...

Se todos já sabem quem é melhor, como você diz, porque escrever a coluna? Na verdade eu discordo completamente de você, como muita gente aliás, o Petraglia foi fundamental, mas a melhor parte de "sua" administração foi quando ele dividia o poder. Quando agiu como chefão do jeito que você descreve, foi um desastre. Aliás, esse papo de é quem bate o pau na mesa que faz, só ignorante, ou gente que precisa ser mandado acredita. Qual dos dois vocé é? Bom, parafraseando você... todo mundo sabe!

Anônimo disse...

Realmente você tem razão, se petraglia ainda tivese no comando, muitas coisas seriam diferentes, terei que assistir muitos jogos em que a equipe apresente um jogão como o de ontem para me convencer de que malucelli engrenou

Roberta disse...

Só um desentendido da vida diria que petraglia foi um fracasso, ele foi o precursor do sucesso do nosso time, parabens Everton pela coluna, concordo com o que vc disse em relação ao colocar os dois na balança, pq desde que malucelli chegou, pegamos apenas o paranaense, e perdemos jogadores, mantemos uma base horrivel, e fingem que esta tudo bem. Na minha opinião não está nada bem...

GISELE disse...

Realmente Everton a mão de ferro de Petraglia fez a diferença no Atletico, já alguns negam, porém tenho certeza que por interesses próprios. Támbem tenho saudades dos comentários: NINGUEM VENCE O FURACAO NA ARENA,tomara que tudo se encaixe novamente.
Grande abraço.

Anônimo disse...

Caro Everton. Suas palavras refletem exatamente o desejo da maioria Atleticana. Concordo em gráu, gênero e número, pois fui Militar do Exército e foram os melhores de minha vida. Aprendí a Disciplina, Hierarquia, Respeito, Civilidade e Fidelidade e O Atlético chegou onde chegou pelos motivos acima por interferência das mãos de ferro do Petraglia. Com sua personalidade "Ditadora", nunca se abaixou (não mostrou a bunda)para qualquer Rádio, TV ou Jornal. Cansei de ver o Petraglia escurraçando profissionais (ou não) de Mídia do nosso Estádio e até CT. Sempre dei razão a ele e eu, particularmente faria o mesmo. Estarei sempre com o Furacão, independente do Comandante mas, uma coisa é fato. AS SAUDADES DO PETRAGLIA SÃO REAIS. Joly Junior.

Anônimo disse...

Concordo com o primeiro comentário. E vejam só um oficial do exército compara Petraglia com a Ditadura e usa isso para dizer que ele foi bom! Para o bom entendedor só isso já seria suficiente para perceber que tipo de pensamento apoia essa idéia de que a "mão de ferro" é que levou o Atlético onde está.
Mentira. Ignorância do que aconteceu. Quando o furacão cresceu era comandado por um grupo de quatro pessoas, foi esse grupo que construiu o estádio e era esse grupo que estava lá em 2001 no título nacional. Quando Petraglia chutou todo mundo fora com sua mão de ferro o Atlético só andou para trás. Quem ignora a História ajuda a repetí-la. Ditadura militar, Hitler, Fascismo começa com esse tipo de idéia que vocês estão usando aqui.

Anônimo disse...

se nao tem esta maod e ferro seriamos apenas um parana clube da vida com mais torcida e ainda estariamos atras do coritiba em numero de torcedores, fico feliz por ter o melhor estadio o melho CT comemorar um titulo brasileiro da seria A e B. vejo o malaocelli como um herdeiro que nao sabe como lidar com o patrimonio que ficou, pois como ja disseram em comentarios acima, a base que era nosso forte se foi, nao vendemos mais jogadores com valores convincentes, e vale lembrar que ganhamos o paranaense por um fio pois o grande merecedor foi corinthians PR, a politica de futebol equivocada com varios jogadores acima de 30 anos e com salarios bem altos. acredito que esta certo em comntar este tipo de coisa, acredito que pessoas que descordem deste ponto de vista devem ser jornalistas ou da torcida organizada que ainda guardam magoas da era pétrglia

GFFS

Unknown disse...

Meu Caro....

Ralmente, voce esta demonstrando que tem um vasto conhecimento das coisas do FURACÃO.
Para os menos informados quero relatar algumas coisas: Quem era o Atlético nas decadas de 70/80/90, não tinha estádio,jogavamos de favor no chiqueiro do estádio dos coxinhas,treinavamos num ginásio caindo, jamais tinhamos ambição de conquistar alguma coisa em ambito nacional.Hoje temos uma estrutura invejável e somos conhecidos mundialmente.Tudo isto graça a DEUS ao Dr. Mario celso Petraglia, este é o cara, nem podemos comparar este grande GURU do futebol as administrações atuais, que deixam muito a desejar e não tem a minima visão de administrador que a torcida e o FURACÃO esperam...
Parabens mais uma vez meu caro everton pela grande matéria...

Anônimo disse...

DITADURA, HIERARQUIA, RESPEITO, DISCIPLINA, FIDELIDADE E ORGANIZAÇÃO! SOU SIM DA RESERVA MILITAR E TENHO HONRA EM ME APRESENTAR COMO TAL! NUM PAÍS ONDE SE ENDEUZA FORMADORES DE OPINIÕES OU "EXEMPLOS" COMO: XUXA, CAZUZA, GIL, BETHÂNIA, CAETANO, DILMA E OUTROS QUADRILHEIROS, NÃO ME ADMIRAM AS REAÇÕES DE ALGUNS BADERNEIROS! VOLTA PETRAGLIA, VOLTA RESPEITO, VOLTA FURACÃO PARA O TOPO DA LISTA!!! JOLY JR.