Os minutos que antecederam a partida do Fluminense contra o Atlético neste domingo, dia 15 de novembro, foram de homenagens. Antes da bola rolar, o ex-atacante das duas equipes, Washington, foi homenageado pelo Tricolor.A homenagem, batizada de Washington Day, ajudou a arrecadar fundos para o ex-jogador, que sofre de uma grave doença, que afeta seu sistema motor.De cadeira de rodas, Washington desfilou pelo gramado e foi saudado pela torcida, que compareceu em grande número. O tradicional pó de arroz, que marcou época no período que o atacante defendia o clube, foi jogado e gritos como “Tricampeão”, “Washington é guerreiro!” foram entoados pelos torcedores.Na entrada da torcida no estádio, urnas foram instaladas, com o intuito de receber doações do torcedor, que chegava ao Maracanã. Washington sofre com a ELA, Esclerose Lateral Amiotrófica, que afeta o sistema motor.
Quem também aderiu a campanha foi o atacante Fred, que doou camisas para serem leiloadas com renda revertida para o ex-jogador.Com a camisa do Fluminense, Washington conquistou nove títulos: duas edições da Taça Guanabara (83 e 85), três do Campeonato Carioca (83, 84 e 85), o Campeonato Brasileiro de 1984, além de três torneios internacionais (Torneio de Seul, em 84, Copa Kirin, em 87, e o Torneio de Paris, também em 87, encantando a França ao se tornar artilheiro da competição). Foram 118 gols em 301 jogos.

Washington César Santos chegou ao Atlético no início de 1982, junto com Assis. A transação com o Internacional-RS, que envolveu a troca do lateral-esquerdo Augusto pelos dois craques, é considerada uma das mais profícuas da história rubro-negra.Logo de cara, Washington marcou 23 gols no Campeonato Paranaense, ajudando a tirar o Furacão de um jejum que já durava 12 anos.
Na final, contra o Colorado, balançou a rede duas vezes, na vitória rubro-negra por 4 a 1.No ano seguinte, o artilheiro brilharia novamente, desta vez em cenário nacional. Foi o goleador do Atlético na histórica campanha no Brasileirão, quando o time só parou nas semifinais, por um gol de diferença, diante do Flamengo de Zico e companhia.Tanto destaque chamou a atenção do Fluminense, que levou Washington e Assis para as Laranjeiras. Lá, eles foram campeões brasileiros e tricampeões cariocas, tornando-se uns dos principais ídolos da história tricolor.Washington ainda voltaria ao Atlético, já veterano, em 1991. Encerrou a carreira jogando pelo Foz do Iguaçu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário