quinta-feira, 4 de junho de 2009

Caju

Goleiro. Jogou no Atlético de 1933 a 1949.
" A MAJESTADE DOS ARCOS". O MELHOR GOLEIRO DA HISTÓRIA DO FURACÃO!
Tinha 18 anos quando estreou como titular no gol rubro-negro, substituindo seu irmão Alberto. Com 19 anos foi convocado para a Seleção Paranaense. Em 1942, foi titular da Seleção Brasileira, na Copa Sul-americana, realizada no Uruguai, deixando o até então titular, Aymoré Moreira, técnico da Seleção Brasileira de 1962, na reserva. Foi considerado, pela Imprensa da época, o melhor goleiro do certame. Na verdade, fora um assombro pela colocação que possuía embaixo da trave.
Se o jogo fosse em dia de chuva, Caju costumava sair limpinho de campo, pois seu notável senso de colocação permitia que não se atirasse, defendendo os petardos de frente. De vez em quando, com uma mão só. Passou a ser considerado Majestade do Arco, expressão que nenhum jornalista, ou antagonista, contestou.
Respeitavam-no. Campeão em 1934, 1936, 1940, 1943, 1945 e 1949. Foi diretor e treinador do Atlético no campeonato de 1958, junto com Jackson e Stenghel Guimarães.
É um mito na história do futebol paranaense. Tanto é que dá o nome ao moderno Centro de Treinamento atleticano, o do Caju.
É pai de Alfredo Gottardi Júnior e Celso, o primeiro o maior quarto-zagueiro da história do Clube, e, o segundo, goleiro no início da década de sessenta. O Centro de Treinamento rubro-negro chama-se CT DO CAJU, que é dele, de ninguém mais, a responsabilidade, por glória própria, de inspirar os aspirantes a conquistas memoráveis como as que ele, Caju, participou e obteve.
Caju foi eleito para integrar a Seleção dos 80 Anos do Atlético.

Nenhum comentário: