quinta-feira, 25 de junho de 2009

Atlético - Bicampeão Paranaense de 1930

Aquele foi um ano atribulado, difícil porque houve a crise depois da crack da Bolsa de Nova Iorque, tenso por causa da crise política e das turbulências até Getúlio Vargas assumisse a presidência. Mas o primeiro Bicampeonato da vida a gente não esquece!
Se trabalhar e tocar a vida estava difícil, havia pelo menos o Atlético pra fazer a gente ser feliz. E no gramado, o mundo inteiro era feito só de alegria. Não havia nada que provocasse crise no rubro-negro, não havia ninguém capaz de oferecer resistência ao esquadrão atleticano. Com os mesmos jogadores de 1929, chegamos ao bi com mais facilidade ainda que no ano anterior. Chegamos ao título invictos, sobrando, deixando todos os adversários na poeira.
Aquele Campeonato Paranaense teve também outro sabor muito especial. Foram duas vitórias em cima do nosso maior rival que garantiram o título, no começo e no final da competição. Na primeira partida do campeonato, vencemos o Coritiba por 3 a 2. Depois, voltamos a encontrá-los no finalzinho da competição, quando faltavam apenas duas partidas para o campeonato acabar. Desta vez, o jogo foi uma verdadeira guerra, uma batalha campal disputada não só com a bola, mas também com socos e pontapés. Em determinado momento, um choque entre nosso grande Marreco e Contin desencadeou uma confusão sem tamanho. Teve jogador distribuindo pancada, torcedor invadindo o campo para brigar e a polícia foi obrigada a agir para conter os ânimos.
Depois da turba se acalmar, o jogo recomeçou, mas não demorou nem um minuto e uma nova falta provocou outra confusão. De novo, a contenda só acabou depois que a polícia interveio e separou os brigões.
Com o conflito definitivamente resolvido, finalmente voltamos ao jogo. Disputa equilibrada e
difícil, mas é nos momentos decisivos que os vencedores se sobressaem. Ao final da partida repetimos o mesmo placar da primeira vitória no campeonato: 3 a 2. Zinder Lins – o mesmo que teria papel fundamental na composição do nosso hino – Marreco e Levoratto fizeram os gols que decretaram nossa vitória e mais uma festa rubro-negra.
O jogo que seria o último do campeonato, contra o Palestra Itália, nem foi realizado. Como o Atlético já havia conquistado o bicampeonato por antecipação, decidiu não comparecer, dar os pontos ao adversário e comemorar com a torcida.

Nenhum comentário: