terça-feira, 30 de junho de 2009

Atleticano nas alturas

A expedição dos alpinistas paranaenses Waldemar Niclevicz e Irivan Burda já está em Bishkek, capital do Quirguistão e que servirá de base para o início da escalada aos montes Pamir e do Tien Shan. A longa viagem e o fuso horário atrapalharam a dupla logo na chegada, porém ambos devem iniciar a adaptação com uma escalada ao Lenin, a primeira montanha de uma cadeia que ambos terão pela frente antes dos alvos principais.
“O país é quase totalmente montanhoso e sujeito a graves terremotos, fica na junção das duas grandes cordilheiras, o Tien Shan e o Pamir, que compreendem uma série de cadeias de montanhas, que vão do leste para o oeste. Mais da metade do território da república situa-se acima dos 2.500 metros de altitude. Geleiras e neves perpétuas abrangem mais de 3% do total do território”, relatou Niclevicz.
O principal foco da expedição dos alpinistas é conquistar o título chamado “Leopardo das Neves”, que significa completar a escalada das maiores montanhas da Ásia Central, localizadas entre o Kazaquistão, o Quirguistão e o Tadjiquistão. Quem concede este “prêmio” é a Federação Russa de Alpinismo. Niclevicz e Burda devem concluir a aventura em cerca de dois meses.
No retorno, Waldemar Niclevicz deve iniciar os preparativos para voltar ao Aconcágua (em fevereiro de 2010) e ao Everest (em abril e maio de 2010), desafios que completarão o livro fotográfico da carreira que o alpinista prepara em Curitiba.
Fonte: Gazeta do Povo

Nenhum comentário: