quinta-feira, 28 de maio de 2009

ONTEM E HOJE, POR CÉLIO


Hoje com situações totalmente diferentes venho fazer um comparativo dentro da história do Clube Atlético Paranaense de momentos distintos: 1º venho relembrar, devido ao "banho de água fria" que levamos no último final de semana no jogo contra o Náutico, com o primeiro atletiba que fui na vida que meu grande paizão me levou! Infelizmente o primeiro clássico da minha vida foi logo ser prestigiado no desconforto do estádio "TREMENDÃO", o remendado! Fora o risco da arquibancada cair, sim pois ficamos logo abaixo da MAIOR torcida do sul do mundo, que quase fez vir abaixo pra variar aquela estrutura bem desgastada de arquibancada com sua energia empurrando o FURACÃO, estava bem agitada pois o resultado foi péssimo!
Infelizmente o Atlético perdeu por 3X0 dos alfaces...Mas um acontecimento inusitado dez com que esta partida se tornasse inesquecível na vida de todos os presentes atleticanos ou não... Na entrada dos times em campo como de costume na época, representantes das organizadas entravam no gramado com algumas bandeiras e faziam a festa agitando suas bandeiras em frente a torcida. Mas naquele jogo integrantes da Torcida Organizada Os Fanáticos entraram com uma caixinha de madeira(?) todos estranharam! Agora não recordo se eles foram primeiro lá para frente da torcida dos alfaces ou vieram primeiro em nossa frente, mas enfim o que tinha nessa caixinha? Surpresa para todos!
Tinha um porco branco com faixas verdes pintadas ao redor de seu corpo! Aí sim lembro bem que desfeito o mistério da caixinha os integrantes da T.O.F. fora lá para as arquibancadas em frente da torcida dos alfaces! Aí a coisa pegou, os alfaces que estavam fora começaram a tentar invadir o gramado para surrar os integrantes da T.O.F. e os alfaces que já estavam no gramado partiram para a ignorância para cima dos nossos com os mastros das bandeiras... Aí a Polícia teve que agir e acabou prendendo todo mundo porque o "pau quebrou" geral!
Na ocasião quem foi o cara que soltou o bicho na frente dos alfaces e acabou preso? O nosso grande Julião!! Nos tempos em que ainda estava com suas "madeixas" longas e loiro já estava apavorando a frente da nossa nação!!
Tempos inesquecíveis aqueles! Bem como uma outra situação já menos vivida por mim mas que qualquer atleticano conhece e sabe decor... A inesquecível atuação no Atlético do casal 20 (Washington e Assis) os quais fizeram história no rubro-negro levando nosso time a um terceiro lugar inédito até então para nós e ao recorde que mais causa "dor de cotovelo" nos alfaces, em um jogo que estavam atuando: O maior público em todos os tempos no estado do Paraná numa partida oficial (67.391) este público nunca foi batido e jamais será nem por eles mesmos em seu estádio, e NUNCA mais será batido pois o TREMENDÃO encolheu! O Furacão venceu o jogo da volta aconteceu no Estádio Couto Pereira, no dia 15 de maio de 1983, e o Furacão venceu os cariocas por 2 a 0.
O Flamengo, que havia vencido por 3X0 no jogo de ida no Maracanã para um público de mais de 100 mil pessoas passou para as finais e restou ao Atlético e a sua torcida comemorar a melhor campanha do clube em brasileiros até então, e o recorde de público no estádio do arqui-rival Coritiba. Naquela inesquecível partida, mais de 67 mil torcedores lotaram o TREMENDÃO. Situações distintas que mostram em momentos diferentes da nossa história a grandeza do Clube Atlético Paranaense que nos deixa evidente e em números que 85 é muito maior que 100!
Estamos em contagem regressiva para enfim nossa cidade e nosso "templo sagrado" serem anunciados para a copa do mundo de futebol FIFA: 2014! Mais uma prova que 85 é maior que 100! Agora só nos resta aguardar a virada que nosso time dará nessa situação de má fase com grandes reforços que devem chegar e grandes resultados, mostrando o quanto somos fortes e embalados pela nossa MARAVILHOSA torcida conseguiremos conquistas cada vez maiores!
Num momento totalmente inusitado para mim e para a grande maioria dos presentes na Arena da Baixada domingo passado, pudemos ter a honra de ver em campo uma "lenda viva" da nossa história! O Incrível Ziquita que só de ouvir a proeza que ele fez no passado naquele jogo contra o Colorado nos causa arrepios, os quais se repetiram em vê-lo em campo cobrando penaltis no intervalo da partida! Confesso foi uma emoção muito grande para a nação rubro-negra! Pois " o coração atleticano estará sempre voltado, para os feitos do presente e as glórias do passado"!

Um comentário:

Unknown disse...

MUITA BOA SUA COLUNA DESSA SEMANA CÉLIO! QUE DELÍCIA RELEMBRAR QUE O RECORDE DE PÚBLICO NA CASA DOS ERVILHAS FOI NOSSO!!! KKKKKKKKKKK! TOMA!!!!!!!