terça-feira, 5 de maio de 2009

Atlético - Campeão Brasileiro da série B - 1995

A história deste título começou dois anos antes. Para muitos, 1993 foi um ano para ser esquecido na história atleticana. Naquele ano, uma má campanha no Brasileiro levou a equipe à Segunda Divisão. O ano de 95 trouxe várias transformações ao clube e isso se refletiu também dentro de campo. Com uma campanha irrepreensível o Furacão devastou os adversários. Ao final da competição, o saldo era excepcional: 20 vitórias, cinco empates e apenas três derrotas. Apesar disso, logo na primeira rodada o Furacão nos deu um grande susto. a derrota para o Goiatuba por 2 a 0 foi decepcionante e assustadora, deixou todos apreensivos com o futuro da equipe no resto da competição. Mas bastaram algumas semanas para a expectativa se invertesse. Com cinco vitórias seguidas, o Atlético mostrou força e devolveu a todos nós a confiança de que voltaríamos à elite do futebol brasileiro. Foi um campeonato emocionante. Em todos os jogos, a Baixada estava sempre lotada, vibrante e cada vez mais rubro-negra à medida que a equipe avançava na competição. As grandes festas da torcida, renderam ao clube a melhor média de público de todo o torneio. E, dentro de campo, davam aos jogadores a força que precisavam para mostrar toda a raça e determinação de que precisávamos para vencer. Esta combinação mágina fez com que o Atlético terminasse o campeonato com o melhor ataque e a defesa menos vazada. Depois de vencer os turnos com tranquilidade, chegou a hora do quadrangular final: Atlético, Central de Caruaru, Mogi Mirim e Coritiba decidiriam quais os clubes que voltariam à Primeira Divisão. Em Caruaru, o Rubro-Negro venceu por 1 a 0. De volta à Curitiba, foram um empate (1 a 1) com o maior rival e uma vitória (1 a 0) contra o Mogi-Mirim.
Três bons resultados. Estávamos quase lá, faltava pouco, mais uma vitória e podíamos estar de volta. No primeiro confronto do returno, o Furacão foi a Mogi Mirim acompanhado de um multidão Rubro-Negra. Na metade do primeiro tempo, Paulo Rink, sempre um guerreiro, fuzilou da entrada da área e fez o gol que deu ao Atlético o direito de voltar a figurar entre os principais clubes do futebol nacional. A festa foi interminável. Na chegada dos heróis houve carreata e muita festa como toda grande conquista merece.Já na primeira divisão o Atlético enfrentou o Coritiba ainda em ritmo de comemoração da conquista da vaga. Nesta partida, o rival também conquistou sua vaga na série A do ano seguinte.A partir daí, a briga ficou por conta do título de Campeão Brasileiro da Serie B. No dia 16 de Dezembro de 1995, o Atlético recebeu o Central de Caruaru na Baixada e o Coritiba enfrentou o Mogi Mirim, na casa do adversário. Com o Caldeirão lotado, o Rubro-Negro fez uma partida memorável, mas o primeiro gol só saiu aos 25 minutos, com a marca do artilheiro Oséias. Depois, aos 47, ele mesmo ampliou a vantagem atleticana fazendo 2 a 0. Logo depois, sofremos um gol e o Coritiba, que estava perdendo por 1 a 0, empatou o jogo em Mogi. Esses resultados ainda nos davam o título, mas foi um momento de apreensão. Felizmente, passou depressa, porque Alex fez 3 a 1 para o Rubro-Negro e Paulo Rink, aos 27 da etapa final, marcou o seu e fechou a contagem em 4 a 1.
A alegria na Baixada era total e ficou ainda maior quando as rádios anunciaram que a partida havia terminado empatada em Mogi Mirim. O Atlético é o Campeão Brasileiro da Serie B. Pela primeira vez conquistávamos um título nacional. A festa foi impressionante, começou no estádio Joaquim Américo só acabou dias depois.

Nenhum comentário: