Esta é a primeira coluna de Diego Pereira no blog Espaço Atlético.Toda terça feira, o blog terá o prazer de receber esse jornalista que é apaixonado pelo furacão.
Seja bem vindo Diego Pereira, que essa seja a primeira de muitas colunas nesse espaço. Boa sorte!!!
Ontem a noite minha filha, uma pequena princesa inocente de cinco anos, me perguntou com aquele angelical tom de voz que só as crianças têm: “Papai, por que você torce pro Atlético?”. Milhares de respostas óbvias vieram em minha mente: “porque o papai é inteligente” – “porque eu vou nos jogos desde que tinha sua idade” – “porque meu pai, o seu avô, torcia para o CAP”... enfim. Ocorre que, aquela pergunta, poderia mudar o curso de uma vida. Se porventura a pequena compreendesse alguma coisa “errada”, ela podia, sei lá, vir a torcer para um time alviverde qualquer ou outro inexpressivo, mais colorido que um arco-íris. Então preferi declinar o questionamento e não dei nenhuma resposta naquele momento e, logo depois de dar um cheiro nela (que tinha acabado de sair do banho e já segurava sua mamadeira láctea em uma das mãozinhas), num tom tão amável quanto o dela, disse para que fosse terminar seu leite na cama e deixasse o papai terminar o trabalho que estava fazendo.
Finalizado o projeto que me ocupara por horas e horas, ouvi a voz sonolenta de minha esposa convidando para me juntar a ela num sono tão profundo como a posição que o Paraná Clube ocupa hoje na tabela do paranaense. Um copo de chá gelado me aguardava no criado mudo. Tomei num gole só, para a leseira bater mais rápido. Só deu tempo de escovar os dentes e diminuir o volume cúbico da minha bexiga. Dormi antes que pudesse encontrar o controle remoto para desligar a televisão.
Hoje, ao acordar, a primeira coisa que me veio na mente - ainda grogue depois do tal sono profundo - foi a pergunta da minha filha. “Por que eu torço pro Atlético?”. Não foi preciso esforçar meus neurônios, muito menos recorrer às estatísticas futebolísticas. A resposta está na cara! Eu sou atleticano porque eu sou feliz. Eu sou atleticano porque eu enfrento as dificuldades e nunca esqueço meus objetivos. Eu sou atleticano porque as cores do atlético fascinam e impõem respeito. Eu sou atleticano porque sou um homem motivado pela garra e pela conquista. Eu sou atleticano porque tenho fibra. Eu sou atleticano porque na baixada me sinto em casa. Eu sou atleticano porque ser atleticano não é moda. Eu sou atleticano porque eu sou fanático. Eu sou atleticano porque sou humilde em admitir que não existe time melhor que o atlético no Paraná, pode ser que exista no Brasil, mas não no Estado do Paraná. Eu sou atleticano porque, quando chego para assistir a um jogo no estádio, consigo ouvir a torcida gritar há cinco quadras de distância. Eu sou atleticano porque tenho história, tradição e títulos. Eu sou atleticano porque sou um apaixonado pelo futebol. Eu sou atleticano porque tenho raça não temo a própria morte.
Razões para ser rubro-negro não faltam. Agora, como explicar isso tudo para uma criança de cinco anos? Vou falar para a minha filha que sou atleticano porque o Atlético é o melhor clube, o “clube mais bonito”, cujas torcedoras são as mais lindas do país. E como ela adora essas coisas de mulher (apesar de eu não achar isso muito legal na idade dela, pois sou mais ciumento que um pingüim caolho) acho que não vai ter erro. No próximo jogo ela vai pedir para ir ao estádio comigo.
Diego Pereira – Jornalista, produtor e empresário.
egorubronegro@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário